26 C°

domingo, 23 de julho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ler para escrever melhor

quinta-feira, 20 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

Na crise, em especial, Na sobrevivência de cada indivíduo, associação, negócio e comércio é a cada dia mais dependente da nossa capacidade de acessar, compartilhar informações, gerando conhecimentos e valores em escalas maiores.
Por vezes, informações lidas em contextos variados podem ajudar a formar um cenário mais claro sobre fatos históricos, culturais ou econômicos. Selecionei alguns pontos, vejamos: a maior parte dos integrantes das redações jornalísticas, espalhadas pelo País, não viveu a fase em que os jornalistas eram isentos do pagamento de Imposto de Renda e tinham desconto de 50% nas passagens aéreas. São muitos os que se mostram surpresos ao saber que até 1964 eram estas as regras.
Muitos desconhecem que há uma lei no município de São Paulo, datada de 2001, que diz “Não serão permitidos, em residência particular, a criação, o alojamento e a manutenção de mais de 10 (dez) cães ou gatos, no total, com idade superior a 90 (noventa) dias”, trata-se da lei 13.131.
Nosso País tem cerca de 2.200 salas de cinema, se concentram nas capitais e nos grandes centros e temos 5.776 cidades em todo território nacional, ou seja, infelizmente, não chega a 10% o número de cidades que possuem ao menos uma sala com insubstituível tela grande.
De tempos em tempos nos perguntamos como nasce um escritor? Veja o que registrou um ganhador do prêmio nobel de literatura: “Um escritor é alguém que passa anos tentando, pacientemente, descobrir o segundo ser dentro dele, e o mundo que o faz ser o que ele é: quando falo de escrever, o que primeiro me vem à mente não é um romance, um poema, ou a tradição literária, é uma pessoa que se tranca num quarto, senta-se a uma mesa, e, sozinha, se volta para dentro; em meio as suas sombras, ela constrói um novo mundo com palavras”.
No papel de professor, reforço aos meus alunos a necessidade de investirem tempo em edificantes leituras, uma vez que seremos cobrados por competências, habilidades e atitudes, que os bons livros podem ensinar. Simples assim!

Ronilson de Souza Luiz
Capitão Da Polícia Militar-SP

outros destaques >>

Facebook

Twitter