terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Medicina em festa

sexta-feira, 29 de maio 2009

Imprimir texto A- A+

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, à frente o Dr. José Huygens Parente Garcial realiza desde a até última quarta-feira até este sábado, a sua 17ª Jornada Anual de Cirurgia. A cada edição um professor é agraciado com a comenda “Distinção no Ensino Médico”. O homenageado deste ano é o Professor Dr. Ailson Gurgel Fernandes, consagrado médico especializado em Cirurgia Geral e Urologia.

Tributo justíssimo a quem, há 38 anos, vindo de Mossoró, iniciava no Hospital das Clínicas Walter de Moura Cantídio a sua vitoriosa trilha..
A trajetória de vida do Dr. Ailson é dignificante.

Seu primeiro confronto com a realidade hospitalar foi em 1974, no instituto Dr. Jose Frota, onde surgiu o interesse pela cirurgia. Lá conheceu o Dr. João Martins que, sabedor do seu empenho pela cirurgia torácica, apresentou-lhe ao Dr. Campos que o conduziu ao Hospital de Maracanau onde trabalhou com o Dr. Glauco Lobo ( pai); ao Hospital São Raimundo para auxiliar o Dr. João Evangelista e ao Hospital das Clinicas onde conheceu o Prof. Lacerda Machado recém chegado de Londres do Serviço do Prof. Calne que na época já fazia experimentos com ciclosporina, droga que viabilizou os transplantes em todo o mundo.

Iniciou-se nesta ocasião na cirurgia (1975) a parceria com o grupo da Nefrologia chefiado pelo Dr. Roberto Barreto Marques e alguns estudantes e entre eles o Prof. João Batista Evangelista Junior e o Prof Henry de Holanda Campos que organizaram as primeiras sessões de hemodiálise no Ceará. Introduziram juntamente com a equipe cirúrgica experimental Dr. Machado, Dr. João Evangelista e Campos, as fístulas arteriovenosas substituindo os shunts vasculares e a criação da equipe de pesquisa em transplante usando grupos de cães para treino e testando os imunosupressores do momento , visando o início do programa de transplante renal. O 1977 ficou gravado como o ano do internato e do primeiro transplante renal no Ceará e do começo da sua Residência em Cirurgia no Hospital das Clínicas convivendo com Haroldo Juaçaba, Cleson Aquino, José Moreira Lima, Germano Riquet , Paulo de Melo Machado , Evandro Studart,f José Maria Chaves e Newton Teófilo Gonçalves.

Em 1987 foi para o Rio de Janeiro trabalhar no Hospital dos Servidores, no recém inaugurado bloco de transplante renal. Retornando a Fortaleza no Hospital das Clínicas já havia um laboratório de Histocompatibilidade e, com outros pioneiros como João Batista Gadelha de Cerqueira, à frente Lacerda Machado, conseguiram duplicar os transplantes renais graças ao programa de doador cadáver. O time de abnegados cirurgiões do HC é amplo, entre eles o Dr. Ailson Gurgel Fernandes que, ao lado da esposa psicóloga Ivana e dos filhos Renata, Raquel e Rafael, comemora os glórias da merecida homenagem.

HGF – Também está em festa por seus 40 anos de fundação o Hospital Geral de Fortaleza, que já foi Hospital dos Industriários (IAPI), do INPS, do INAMPS e hoje é SUS pertencente à Secretaria de Saúde do Estado. Cumprimentos ao reumatologista Walber Pinto Vieira merecidamente homenageado entre os fundadores. Aliás, muito oportuna a sessão comemorativa na Assembléia Legislativa, solicitada pelo deputado Francisco Caminha.

Paulo Tadeu
Jornalista

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter