sábado, 15 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Médicos católicos

quinta-feira, 08 de novembro 2012

Imprimir texto A- A+

De 9 a 11 do corrente,  acontece, em Fortaleza o I Encontro Cearense de Médicos Católicos. Apoiado pela Academia Cearense de Medicina, marca os 75 anos  da Sociedade Médica São Lucas criada  em 1937  pelo  padre jesuíta Antonio Monteiro da Cruz, com o estímulo de dom Manuel da Silva Gomes  e do Centro Médico Cearense.

Ao atingir 10 anos de formação espiritual, em julho de 1946, ocorreu o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, cujos Anais foram resgatados pelo dr. Marcelo Gurgel, da Uece e reeditados pela  Academia Cearense de Medicina.

“Caminhos para o Diálogo entre a Ciência e a Fé”  é o tema  do  I  Encontro Cearense de Médicos Católicos. Instala-se dia 9,  às 20 horas no Auditório Castelo Branco, com a conferência  “Ciência e Fé”/ dra. Lenize Garcia/presidente dr. João Randal Lopes. No Sábado, 10, no Seminário da Prainha, as 8 horas,  Mesa Redonda: “Diálogo entre a Ciência e a Igreja” presidida pelo dr. Marcelo Gurgel, cabendo ao dr. Ricardo Pereira “ A visão de um Cientista Religioso”; e ao Padre Sóstenes  Luna : “A Visão de um Religioso Cientista”,  moderador Pe. Brendan Mc Donald.

Segue-se a  dra. Lenise Garcia:  “Reprodução Humana Assistida”, presidente dr. Francisco João Silva. Às 10h30 – Mesa Redonda “Humanização da Assistência Médica” dr. Eritônio Barreto/ sendo moderador o dr. Paulo Picanço e  debatedores: dr. Pablo Gonzalez –  “Como Humanizar o Atendimento Médico” e dr. Alexandre Cavalcante – “O Exercício da Medicina à Luz da Sagrada Escritura”. 14 horas – Mesa Redonda “Outras Dimensões da Cura”  dr.Antero Coelho Neto com os debates: “Os Sacramentos da Igreja e a Saúde Espiritual” – Padre Milton Ferreira e “A Importância da Oração de Intercessão na Atuação Médica” dr. Tomaz Correa e moderador Padre  Carlos Valterógenes de Almeida. Às 15h30 – “A Relação do Médico com os Enfermos”’ – Pablo Gonzalez/ dr. José Edísio Tavares, seguida de “Testemunhos de Conversão” – dr.  Alberto Lima de Souza/ dr. Oscar Bittencourt/dra. Telma Queiroz. Dia 11 “Movimento Brasileiro Contra o Aborto”-  O encerramento será abençoado com  solene celebração da Santa Missa, às 11 horas, pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

O I Encontro Cearense de Médicos Católicos será importantíssimo. Como diz o  dr. Augusto Guimarães a Medicina tem que primar pela humanização do atendimento no qual o médico exerça também funções evangelizadora e espiritual,  objetivando a saúde do corpo e da alma do paciente, num verdadeiro diálogo da Ciência e da Fé exercidos cristamente. Um sacerdócio, portanto.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter