quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

O rádio aos pedaços

FRANCISCO DJACYR PROFESSOR

quarta-feira, 10 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

Quem conhece um pouco de história do rádio sabe que o critério para ingressar no seleto mundo da locução eram voz, conhecimento e vocabulário além da leitura usando a pontuação e a correta expressividade da gramática. Os tempos passaram e hoje o que se vê no rádio é o assassinato da concordância verbal e uso das palavras de forma incorreta. Além disso há programas de rádio que se assemelham a latrinas com palavras de baixo calão, injúria e difamação. “Safado”. “Pilantra”, “homossexualzinho nojento” e outros termos que não vale citar hoje fazem parte da programação radiofônica.
Pior de tudo é que os ouvintes até acham bonito e resolvem imitar os locutores falando da mesma forma o que nos faz crer que algumas emissoras de rádio não têm coordenação nem direção e o que vale neste caso é o dinheiro do arrendamento. A responsabilidade deste meio de comunicação é muito grande e é triste ver algumas rádios se transformarem em esgoto do excremento mais fétido.
Além do mais é triste que locutores procurem falar mais de sua vida pessoal do que das informações que as pessoas querem e precisam saber. Há programas de rádio que sequer dão a hora certa , pois alguns ouvintes se orientam no rádio para se dirigirem ao trabalho. O que se faz no rádio cearense é insano, há radialistas incitando torcedores a irem às sedes de clubes cobrar dos dirigentes o que pode desencadear violência. Não se vê mais o rádio que dê espaço ao bom ouvinte que geralmente tem coisa boa para dizer e que pode contribuir para ações positivas do poder público e da sociedade.
Há saída para o rádio? No início da manhã os programas são desinformativos, desleais e geralmente perdidos em fofocas vazias e sem nada que possa se aproveitar para o bem das pessoas…que tal salvar o rádio? A Acert quer? O Sindicato quer? Quem quer?…

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter