sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ocupação agrícola nacional

MURILO FERREIRA ENGENHEIRO AGRONOMO

quinta-feira, 12 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

OBrasil é um País continental com 845 milhões de hectares, ocupando, atualmente, uma área plantada de 65.913.738 ha, que corresponde a 7,6% do seu território agrícola, na proporção de 0,3ha por habitante e preserva 66% de sua vegetação nativa considerado inédito no universo. Ocupa o quinto lugar no mundo entre países que mais utilizam terras agricultáveis, com 0,59 milhões de km² , que corresponde a 3,72% do percentual mundial sendo o maior na America do Sul. Com destaque para os EUA que é o primeiro usando 1,65 milhões de Km2 equivalente a 10,48%. As terras ocupadas no mundo com iavouras perfazem um total de 1,87 bilhões de hectares, e a população é de 7,6 bilhões. As maiores áreas de expansão agricultáveis no mundo estão na America do sul, com 268 milhões de ha, sendo 187 no Brasil e África com 142.
Se enquadra neste contexto a Bacia Amazônica abrange 7 milhões de quilômetros quadrado sendo 5,5 cobertos pela floresta tropical abrangendo nove países, sendo que 60% esta contido no território nacional, e que tem sido cobiça das grandes nações. Possuem mais de 41 mil espécies de plantas, só na região amazônica 13mil, sendo que apenas 15% foram catalogadas, e que tem sido vitima da Biopirataria ao correr dos séculos. A maior parte das espécies ali estabelecidas ainda não são conhecidas, afirmam os cientistas. Como pretextos denominaram Pulmão do Mundo, o que a tomaria intocável, pois do contrario o C02 (gás carbônico) causaria um aumento da temperatura com serias consequências para humanidade.
Na realidade ela retira 2 bilhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese, e lança para atmosfera 1,5 bilhões de toneladas de oxigênio, que acaba se constituindo uma parcela ínfima para o planeta , na ordem de 0,001% de oxigênio, segundo ciimatologista Carlos Nobre. Convém ressaltar que a grande maioria do oxigênio produzido é consumida na respiração da própria planta, ate porque já são plantas consideradas velhas. E sabido porem que os fitoplâncton que habitam os oceanos, produzem 55% de todo oxigênio que respiramos, mas nunca foram chamados de pulmão do mundo.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter