29 C°

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Prefeito Cláudio Pinho e a cultura da paz

segunda-feira, 17 de julho 2017

Imprimir texto A- A+

Respeito com uma cultura de paz e prevenção às drogas é a proposta do Prefeito Cláudio Pinho de São Gonçalo do Amarante a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência. Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER.

Os movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, reconhecidos ganhadores do prêmio Nobel da Paz , outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas) sem uma Cultura de paz e prevenção não iremos a lugar algum. Todas e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário. São Gonçalo do Amarante está na frente, em prevenção, cultura de paz.

Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos.

A cultura da paz pode ser uma resposta a diversos tratados, mas tem de procurar soluções que advenham de dentro da(s) sociedade(s) e não impostas do exterior. O prefeito Cláudio Pinho está no caminho certo, jovem, inovador e pacificador essa é uma visão para o povo de São Gonçalo do Amarante, um Município que cresceu , que teve uma grande inovação depois de anos no ostracismo, depois de anos que o Município era totalmente destruído o Prefeito veio para superar críticas e estabelecer uma cultura de paz e prevenção às drogas . Pessoas ao seu lado em destaque como professor Alberto Teixeira, a secretaria de Educação Marineide, a coordenadora das mulheres Cleane Hebe, Jorge Damasceno como um grande Palestrante e todos os outros secretários com a firmeza de um trabalho sério e digno para o Município de São Gonçalo do Amarante.

Rossana Brasil Kopf
Psicanalista

outros destaques >>

Facebook

Twitter