quarta-feira, 22 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Quem quer dinheiro?

FRANCISCO DJACYR PROFESSOR

sexta-feira, 09 de fevereiro 2018

Imprimir texto A- A+

Essa frase é vital para entendermos a situação de penúria da educação em nosso país e sua relação com o mundo violento que estamos construindo. Infelizmente, pelo fato de todos quererem o tal vil metal e fazerem de tudo por ele, a não ser em projetos ou relações em que alguém esteja ganhando algo. Como professor, durante vários anos tenho visto a escola ser deixada em último plano pelas gestões e, principalmente, pela sociedade que não enxerga na educação a salvação para quase todas as mazelas do mundo atual.

A preocupação com lucros e vida fácil faz com que pessoas que tenha influência sobre a opinião pública, com artistas e profissionais de todos os naipes, se escondam de ações na escola pública. Por que não promover cursos para jovens da periferia? Por que não dar a eles assistência médica gratuita com prevenção a doenças e manutenção da saúde? Por que não garantir apoio a projetos realizados nas escolas públicas sem a tal burocracia, que serve apenas para emperrar boas iniciativas? Por que não promover espetáculos culturais nas escolas ou levar os alunos para locais de interesse cultural? São tantos os porquês, e são tão ilusórias as respostas que dá para entender que a escola pública não tem vez.

O voluntariado das universidades públicas e privadas deveria ser de estímulo à construção de valores que envolvam dignidade, respeito, valorização do humanismo e mudança da famigerada lógica de que o aluno de escola pública não vai conseguir êxitos ou “subir na vida”. A lógica é não fazer e nem deixar fazer, pois vemos que as iniciativas por mudança no estado de coisas são boicotadas, desestimuladas e desvalorizadas. Será que todos são contra a Escola Púbica? Os jovens da escola pública não merecem ser felizes? A pobreza é eterna e se reproduz na lógica de que a mulher de Pedro Pedreiro está esperando um filho para esperar também? Que maravilha esta ideia de Chico Buarque!

outros destaques >>

Facebook

Twitter