25 C°

quinta-feira, 29 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Sambarilove

segunda-feira, 19 de junho 2017

Imprimir texto A- A+

S ambarilove, sinônimo de “mutreta”, é uma corruptela da frase em inglês somebody love me (alguém me ama), que serve para indicar júbilo pelo sucesso de uma grande malandragem, utilizada pelo personagem cômico a cada vez que ele corrompia o professor com um presentinho, recebendo ajuda deste para lhe responder uma questão proposta, sobre a qual não tinha o menor conhecimento. Personagem do Armando volta interpretado pelo David Pinheiro, da escolinha do Amado Professor Raimundo.

Quando se fala que tudo no Brasil acaba em “samba”, é um manifestação de repúdio à atitude leviana, insensata, tomada por determinados políticos e instituições neste país. Veja agora no Estado do Ceará, alguns deputados estaduais querendo liberar o álcool nos estádios de futebol, totalmente Sambarilove!!! Significa que ninguém será responsabilizado ou punido por procedimentos ilícitos, irresponsáveis, como costuma acontecer aqui.

Os antropólogos consideram-no “rito de inversão”, momento em que valores e hierarquias são contravertidos. Por que terá sido que o presidente da França, Charles de Gaulle, afirmou que o Brasil “não é um país sério”? Pergunta velha, quase um clichê retórico, mas é impossível não pensarmos sem repeti-la, então tentarei torná-la ainda mais irritante: você, honrado senador, deputado, vereador, você honrado ministro, juiz (mero servidor público) que abomina a corrupção, responda rápido se nunca comprou produto pirata, ou falsificou carteirinha de estudante ou outra coisinha (tipo dar uma carteirada) ou subornou o guardinha, ou furou uma fila, ou apresentou atestado falso, ou bateu ponto pelo colega.

E troco a mais, nunca aceitou? Jamais acelerou na estrada, sabendo que excederia o limite de velocidade, só porque o radar ficou para trás? Jamais saiu totalmente bêbado dirigindo? E, caso seja médico ou dentista, nunca cobrou mais caro pela consulta com recibo. Ninguém pretende julgá-lo, apenas mostrar que a corrupção está no DNA do Brasileiro! É preciso uma nova consciência, uma nova cultura fundada em valores éticos profundos (que fingimos ter), precisamos apostar na Educação, na prevenção às drogas e lutar por nossas crianças e jovens .Precisamos acreditar em um futuro digno para os jovens.

Rossana Brasil Kopf
Psicanalista

outros destaques >>

Facebook

Twitter