27 C°

segunda-feira, 29 de maio de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ulysses – Herói da pátria

quarta-feira, 19 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

AComissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou a inserção de Ulysses Guimarães no Livro dos Heróis da Pátria, num reconhecimento aos inestimáveis serviços que prestou à consolidação da Democracia entre nós.
Nascido em São Paulo, foi deputado estadual e deputado federal, sendo o batalhador intrépido em prol dos ideais libertários, sobretudo na elaboração da nova Carta Magna, na qual foram inseridos os direitos fundamentais da Cidadania.

Em instantes de maior restrição às liberdades públicas, o Senhor Diretas tornou-se decidido propugnador do Estado de Direito, desdobrando-se em visitas ao País inteiro, num esforço de conscientização cívica, que inspirou “todas as nossas correntes de pensamento”.
Sob seu comando firme e resoluto, tornei-me, também, pregador de suas ideias liberalizantes, profligando tudo quanto contrariava a formação cívicas dos nossos companheiros, naqueles instantes sob o guante do autoritarismo imperante entre nós.
Em nenhum momento, ele negligenciava no seu afã de combatividade, cada dia mais resoluto de somar adeptos para a busca da normalidade institucional, somente atingida em 5 de outubro de 1988.

Ao desaparecer, no acidente de 1992, deixou um ponderável legado de serviços institucionais prestados à Pátria, arriscando-se na árdua porfia em prol das liberdades populares, mas sempre estimulado pelas nossas mais diversificadas correntes de pensamento.
Por via da Câmara a que ele devotadamente presidiu, resgata-se uma dívida do Brasil, revestida de gratidão indispensável àqueles que sempre o viram honrar e dignificar as aspirações libertárias.

Ninguém olvidará, nem agora, nem no futuro, aquele que se dedicou de corpo e alma ao mister de engrandecer o País, fomentando a consciência cívica de cada companheiro e estendendo-a a todos os segmentos sociais.
Ulysses foi efetivamente um bravo, que nunca tergiversou na defesa de tudo quando significava anseio da comunidade pátria.

Mauro Benevides
Jornalista e Deputado Federal

outros destaques >>

Facebook

Twitter