quinta-feira, 20 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A vida virtual é vida?

FRANCISCO DJACYR PROFESSOR

sexta-feira, 08 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

Amaioria dos locais onde vamos buscar diversão são zonas de internet livre e muitas pessoas estão indo a esses locais não mais para se divertir , mas para passar sua suposta felicidade para os outros e deixam de desfrutar dos momentos, preferindo postar suas fotos nas redes sociais, num espetáculo de exibicionismo que, muitas vezes, é exigência do mundo em que vivemos, tragado pela linguagem virtual, ao invés da relação salutar dos sentidos. O que vemos, na maioria dos casos, é montagem de fotos, é criação de factoides e muita mentira que, tal qual cristal quebrado, quando espalhado, traz efeitos praticamente irreversíveis.

Se observarmos estádios de futebol, teatros, clubes, cinemas, salas de espetáculos e mesmo nas festas de rua há muita gente desligada desses momentos para tirar aquela foto e, imediatamente, postar em todas as redes sociais, expressando sua suposta alegria que, muitas vezes, não tem nada de real. Alguns se desligam do mundo e do momento em que vivem para teclar, com toda agilidade, conversas virtuais, que hoje são bem mais atraentes que a conversa olho no olho. Por que as redes sociais têm motivado a transformação de seres humanos em indivíduos automatizados e insensíveis?

Pessoas, muitas vezes, ao invés de agir diante de situações vexatórias ou de perigo, preferem fazer filme ou transmissão ao vivo como se isso fosse a atitude correta. Todas empresas e instituições usam grupos dessas redes para controlar e administrar seus colaboradores, o que prova que, hoje, o virtual é mais importante que o real. Resta tentar entender o efeito das redes virtuais em nossa vida e buscar alternativas para que não tenhamos pessoas diplomadas a distância e sem nenhum resquício de humanidade. Torçamos para que as máquinas não nos dominem…

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter