segunda-feira, 25 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A força do comércio do Centro

quarta-feira, 16 de julho 2008

Imprimir texto A- A+



O Centro de Fortaleza, mesmo estigmatizado pelos mais variados erros de gestão pública, além de outros inúmeros motivos, tem jeito. A declaração é do presidente em exercício da Federação do Comércio do Ceará %u2013 Fecomércio, Régis Dias. Com base na sua vasta experiência na gestão da coisa pública, ele diz que equacionar os problemas dessa região da cidade, é apenas uma questão de planejamento.


 


Embora reconhecendo que as dificuldades enfrentadas pelos que trabalham e sobrevivem no Centro da capital, venham sendo causadas pelas falhas governamentais em geral, ele diz estar certo de que havendo boa vontade política e planejamento racional, tudo será normalizado. %u201CO Centro %u2013 diz ele %u2013 é o coração pulsante da cidade, e, em sua defesa, tudo o que por ele se fizer, ainda será pouco%u201D.


 


Dias vê como valiosa a presença de entidades ligadas ao comércio, como SESC, Fecomércio, CDL e Associação Comercial do Ceará, responsáveis pela sobrevivência do Centro como ponto de referência comercial da cidade. A seu ver, se os poderes públicos colaborarem com estas entidades, será possível, entre outros pontos, acabar com cinco ou seis outros %u201CBecos da Poeira%u201D , que enfeiam a área mais nobre de Fortaleza.


Grande perda


O mundo jurídico do Ceará acaba de sofrer mais uma pesada perda, com o desaparecimento ontem, do ex-procurador-geral da Justiça do Ceará, Nicéforo Fernandes. Dono de notável cultura jurídica, aliada a uma proverbial coragem de fazer valer a força da Lei, ele se destacou como um dos mais ferrenhos adversários do crime organizado no Ceará.


Sopra e morde


Vem por aí mais uma irritação para os já irritados – e explorados %u2013 contribuintes do Ceará. Depois da boa notícia da autorização do uso de até 100% do ICMS para pesquisas tecnológicas e exploração mineral, a Sefaz firmou convênio com a Receita Federal, para a cobrança de imposto 6% sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Direitos. É a %u201Cgangorra%u201D de um sistema tributário cada vez mais azeitado.


Cooperativismo


O cooperativismo, que teve o seu apogeu no Ceará nos anos 50-60, poderá retornar com bastante força. Isto, se alcançarem êxito os esforços do governador Cid Gomes. Nesse sentido, e para que seja resgatado esse setor, que foi prejudicado pela politicagem, a secretária do Planejamento, Silvana Parente diz que todos os esforços estão sendo envidados.


Olho neles


A polêmica em torno da utilização abusiva de liminares destinadas a anular decisões da Justiça contra administradores ímprobos, tem tudo para se tornar cada vez mais acirrada. Notadamente depois que o ex-deputado Tomaz Brandão, alertou, durante audiência pública na AL, sobre casos de prefeitos e de ex-prefeitos que se gabam de ser %u201Ccompradores%u201D de liminares.


Modelo


O estado do Ceará será representado pelo município de Maracanaú, no I Seminário de Atenção à Saúde, no Rio de Janeiro, hoje e amanhã. Naquele certame, será feita uma explanação sobre o funcionamento do Programa de Saúde da Família daquela cidade da RMF, o mais amplo do interior, com 51 equipes médicas e cobertura de 94,4% da população.


Cumprindo


A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Fortaleza, criada pelo presidente da CMF, vereador Tin Gomes (PHS), vai deixar a matéria pronta para ser aprovada e virar lei ainda este ano, mesmo com todos os vereadores empenhados na campanha eleitoral. Quem assegura é o vereador Carlos Mesquita (PMDB), presidente da referida Comissão.


Modernizando


O Governo do Estado estuda a possibilidade da implantação do sistema de %u201Cveículos leves sobre trilhos%u201D – bondes, por exemplo %u2013 comum em cidades de países desenvolvidos. A primeira rota ligaria o Mucuripe ao Aeroporto Pinto Martins, com passagem pelo Estádio do Castelão. A notícia é das mais alvissareiras para os que defendem Fortaleza como sede de uma das chaves da Copa do Mundo de Futebol-2014.


Respeitabilidade


O Dia do Conselheiro Tutelar (l6-07), foi criado para dar visibilidade ao trabalho dos que se empenham nestes Conselhos, que são fundamentais na defesa das crianças e adolescentes. Ponto de vista do deputado Ronaldo Martins (PMDB), autor do projeto que oficializou a data. Para ele, é necessário preservar da politicagem a instituição.


 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter