sexta-feira, 22 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Cascavel e Pindoretama são incluídas na RMF

quarta-feira, 03 de junho 2009

Imprimir texto A- A+

A agenda da Assembleia Legislativa (AL) ontem também foi pautada por algumas propostas e votações de projetos que regiam melhorias para os cidadãos do Estado. Uma delas foi a mensagem do Governo que instituiu a inclusão de Pindoretama e Cascavel na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O texto foi aprovado ontem por unanimidade e o Estado enviou a mensagem depois de receber um projeto de autoria do deputado Téo Menezes (PSDB).

O parlamentar comentou que o governador Cid Gomes (PSB) teve uma visão empreendedora e mostrou-se sensível ao acatar o projeto. Com a aprovação em mãos, Téo Menezes disse que esta inclusão na RMF fará com que as duas cidades tenham maiores chances de receber recursos do governo Federal. Entretanto, o tucano alertou para que os prefeitos busquem, de imediato, se informar sobre quais programas governamentais poderão se inserir. “A qualidade de vida da população vai dar um salto”, previu.

De acordo com ele, essa nova conjuntura poderá facilitar a chegada de novas indústrias e maiores investimentos privados nas duas cidades, já que elas assumem caráter de Região Metropolitana. A diminuição das tarifas de ônibus e a possibilidade de moradores poderem ser atendidos pelo futuro Hospital da Região Metropolitana de Fortaleza também são alguns dos benefícios adquiridos pelas duas cidades. “Pindoretama e Cascavel com certeza serão vistas com bons olhos para os investidores”, destacou.

Ainda durante a sessão, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Auditores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará foi proposta pelo deputado Lula Morais (PC do B). Ele salientou que os controladores “estão mobilizados por melhores condições de trabalho”. De acordo com o parlamentar, o objetivo da frente é ser um fórum de discussão ampliada pela valorização da carreira dos servidores que efetuam a fiscalização sobre os gastos públicos do Ceará.

Para conseguir a aprovação, Lula pretende contar com a adesão dos outros deputados para que a frente seja instalada o mais breve possível. O deputado revelou que, entre os controladores, o índice de evasão é muito alto. “Para se ter uma ideia, hoje existem apenas 42 auditores de controle interno no Ceará e já ouve uma evasão de 40% dos profissionais capacitados, que haviam sido nomeados por meio do último concurso”, disse.

» Denúncia. A preocupação com relação ao uso dos transportes escolares no Estado, já é exposta pelo deputado Artur Bruno (PT), denunciando que os veículos utilizados para transporte escolar praticado pelas prefeituras estão sendo desviados para outras finalidades. Segundo ele, existem casos em que são autorizados translados de times de futebol ou cabos eleitorais, enquanto que os alunos ficam desassistidos, ou então são transportados em condições inadequadas.

O parlamentar revelou que a frota que transita em todo o Estado possui uma média de 18 anos e, em muitos casos, os veículos não apresentam as míninas condições de tráfego. Ele alerta que, se as medidas disciplinadoras não forem adotadas pelos administradores dos serviços de transporte escolar, “brevemente” os jornais continuarão apresentando manchetes que relatam acidentes fatais com crianças e adolescentes.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter