segunda-feira, 23 de julho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Combate às drogas tem destaque na AL

sexta-feira, 12 de janeiro 2018

Imprimir texto A- A+

A Assembleia Legislativa tem investido na campanha “Ceará sem Drogas” e levado informação na tentativa de mobilizar a sociedade em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química. O projeto, que foi idealizado pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), reuniu, em 2017, jovens em nove municípios cearenses.

Segundo ele, há um interesse crescente dos jovens sobre o tema. “O aumento do envolvimento de adolescentes nos nossos encontros mostra que estamos no caminho certo, fazendo uma ponte real de diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade cearense”, destaca o deputado.
Ao longo de 2017, o parlamentar apresentou dados que ratificam a importância da campanha. “O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, em visita à Assembleia Legislativa, apontou números que indicam que, em Fortaleza, 85% dos assassinatos tinham algum envolvimento com drogas. Dados como esses confirmam que a campanha tem grande importância em nosso Estado, contribuindo para afastar os adolescentes da curiosidade de experimentar entorpecentes”, avalia Zezinho Albuquerque.

A mobilização tem o apoio de prefeitos e de parlamentares. Para o deputado Walter Cavalcante (PP), a campanha é uma chance importante de chegar aos jovens. “Por intermédio do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, a Casa trabalhou muito o combate às drogas. A campanha teve a oportunidade de visitar várias cidades do interior levando esse projeto, que é de grande relevância para a população cearense”.

Para o deputado Dr. Sarto (PDT), a campanha é uma das iniciativa mais importantes da Casa. Ele também destaca que “no contexto que vive hoje o Brasil, temos uma forte vinculação de homicídios de adolescentes com o tráfico de drogas”. Ele ressalta também que a caravana consegue mobilizar professores, alunos e pais para debater consumo e tráfico, dentro de um contexto mais amplo. O parlamentar ressalta também o alcance que a iniciativa tem em outros municípios. “Tive a oportunidade de ir ao interior e percebemos um grande fluxo de jovens”, completou.

O presidente da Comissão de Juventude de Assembleia Legislativa, deputado Bruno Pedrosa (PP) considera a iniciativa de fundamental importância para a juventude cearense. “Parabenizo o deputado Zezinho Albuquerque pelo projeto, pois possibilitar o esclarecimento é sempre bem-vindo. A Comissão de Juventude apóia e espera que mais municípios possam receber a campanha para evitar que a população jovem entre no mundo das drogas”.

Casagrande
Com a presença do ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, a caravana da Campanha Ceará Sem Drogas foi criada em 2014 e já promoveu 20 encontros com o ídolo do esporte, que passou pela experiência com entorpecentes e pelo processo de reabilitação. A vivência está narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”.

Para Casagrande, “campanhas como a Ceará sem Drogas deveriam acontecer em todos os estados brasileiros, trazendo pessoas que já passaram pelos terrores da experiência com drogas para conscientizar os jovens quanto ao tema”, afirmou.

outros destaques >>

Facebook

Twitter