quinta-feira, 22 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Interferência permitida

quinta-feira, 21 de agosto 2008

Imprimir texto A- A+

Mais uma vez, a imprensa do Sul e Sudeste, bem como de todo o país, abrem espaços para uma discussão que, ao longo dos últimos anos, vem se alongando, mas sem que se chegue a uma conclusão definitiva: a interferência do Poder Executivo nas atribuições do Poder Legislativo. A predominância econômica do primeiro sobre o segundo, alegam alguns, vem agravando essa situação.


 


Vez por outra, surgem, mesmo que forma tímida e intermitente, reações, de parlamentares de oposição, indignados com a presença do Planalto, que, através de centenas de Medidas Provisórias, sufocam a pauta e tiram os espaços para legislar. O estranho é que deputados do porte de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Marcondes Gadelha (PSB-PB), formadores de opinião, apóiem essa distorção.


 


Por outro lado, parlamentares do nível do senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao protestarem contra essa situação, têm a grandeza de em nome do Senado, fazerem o mea culpa do Legislativo. Para Simon, um Congresso que, por covardia de alguns, incompetência de outros e interesses de outros, não cria leis que imponham a sua força, não pode se queixar ao ver suas casa invadida por outros poderes.


  


Problema


 


O fechamento, por problemas financeiros, de mais de 400 escolas particulares, na capital e no interior do Ceará, poderá provocar uma audiência pública, nos próximos dias, na Assembléia Legislativa. O problema é que os pais ficam entre a escola particular a preços proibitivos, ou escola pública de baixo nível pedagógico.


 


Controvérsia


 


Os defensores do presidente Lula, sentem se, desde ontem, numa verdadeira saia justa, depois que ele, em discurso no Porto do Pecém, afirmou jamais haver prometido uma usina siderúrgica para o estado do Ceará. Ou seja, a imprensa foi bombardeada por palpites oferecidos por políticos chegados ao presidente, que não se deu ao trabalho de desfazê los.


 


Novo comando


 


A EMATERCE, órgão maior de pesquisa e extensão rural do Ceará tem novo presidente. Trata-se do engenheiro agrônomo Antonio Bezerra Peixoto, vem munido de excelente currículo, tendo assumido a superintendência do INCRA CE, a presidência do Idece e a chefia da Comissão Técnica do Pecnordeste.


 


Divisão


           


A propósito da mudança de comando da EMATERCE, esta se dá por conta da candidatura do seu ex-presidente, o ex-deputado José Maria Pimenta, que é candidato em Quixeramobim, à vice na chapa de Rômulo Coelho (PSB), que tem pela frente o prefeito Edmilson Correia (PSDB), candidato do deputado Cirilo, mano de Zé Maria …


 


Liberando geral


           


A depender do ante-projeto do senador Inácio Arruda (PCdoB), que propõe a criação do convênio gerencial para  utilização de recursos, as ONGs fraudadoras poderão, a seu bel-prazer, fazer o que quiserem da grana, sem prestar contas a ninguém. Quanto à CPI, relatada por Inácio, é pizza certa. Queriam o que?


 


Impossível


 


Por entender ser democrático e construtivo o debate público na CMF entre candidatos à PMF, proposto pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB), o presidente da Casa, vereador Tin Gomes (PHS),  considera impossível, a interferência de candidatos a vereador. Só da coligação governista, lembra ele, são mais de 400 postulantes. 


 


Interesse


           


O Governo Federal e a Petrobras, que serão grandemente beneficiados com a refinaria e a siderúrgica do Pecém, não devem, na opinião do deputado Raimundo Matos (PSDB), permitir que o Governo do Estado do Ceará venha a arcar com as caríssimas obras complementares daquele complexo. R$ 1 bilhão é muito peso para um estado pobre como o Ceará.


 


Polêmica


           


Recurso apresentado pelo ex-vereador Edmilson Fernandes, que tenta retornar à CMF, pelo PHS, poderá gerar polêmica. Ele requer à presidência do partido e, se for o caso, ao TRE ampliação do seu tempo  na TV, de 15 segundos para 45 segundos. Sem isso, diz ele, não será possível mostrar os seus projetos do passado.


 


Proposta


           


Apelo feito pelo deputado Ronaldo Martins (PMDB) na AL, em defesa do trabalho articulado da PM, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal contra a ação dos bandidos na capital e interior, poderá ser debatida em cidades estratégicas do interior. Um dos interessados é o deputado Ely Aguiar (PSDC).


 


Objetividade


           


Com a objetividade e sinceridade de sempre, o presidente da FIEC, Roberto Macedo, faz dois comentários sobre a visita do presidente Lula ao Ceará: 1º) é preciso aplaudir uma obra como a refinaria, que vai dobrar o PIB do estado; 2º) espera-se que a presença do presidente não seja apenas de interesse eleitoral.


 


Farra


           


Poderá aportar em Fortaleza, antes da eleição, o senador Cristóvam Buarque (PDT), e com dois objetivos: reforçar a campanha da senadora Patrícia, e lançar bases para uma campanha nacional contra as eleições de dois em dois anos, que para ele, não passa de grande farra, e uma fábrica de corrupção.


 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter