segunda-feira, 25 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Moroni na liderança

quarta-feira, 16 de julho 2008

Imprimir texto A- A+

A TV Jangadeiro o instituto Vox Populi realizaram a primeira pesquisa sobre intenção de voto com os candidatos a prefeito de Fortaleza. Moroni Torgan (DEM) está na frente com 30% das intenções de votos estimulados. Luizianne Lins (PT), em segundo lugar, apresenta 26% da preferência e Patrícia Saboya (PDT) fica em terceiro lugar com 21%. Foram ouvidas 700 pessoas nos últimos dias 11 e 12 na cidade. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 116º Zona Eleitoral de Fortaleza com o número 168/2008.

Quando a pergunta dirigida foi sem apresentar o nome do candidato, a resposta espontânea coloca Luizianne Lins (PT) na liderança com 19%, seguida por Moroni Torgan (DEM) com 15% e Patrícia Saboya (PDT) com 10%. Já quando a pergunta envolve rejeição, a candidata a reeleição do PT fica na frente, com 33%. O segundo nome citado é o de Moroni com 24% e o terceiro é o pastor Neto Nunes(PSC) com 5%. Patrícia fica em quarto lugar, com 4%.

O resultado, divulgado no jornal do meio dia da TV Jangadeiro, deixou os candidatos Moroni Torgan e Patrícia Saboya satisfeitos. Até quem está neste início da campanha  com 2 ou 1% , como Adahil Barreto fez uma leitura positiva. Somente Luizianne se negou a fazer qualquer avaliação.

A candidata Patrícia Saboya (PDT)  cancelou  uma caminhada e concedeu entrevista  em sua casa na tarde de ontem e comemorou o resultado da pesquisa Vox Populi divulgado hoje, em especial o baixo índice de rejeição ao seu nome (4%). “Os números mostram que minha rejeição é baixa, e por isso me sinto motivada”, declarou.

De acordo com Luís Sérgio Santos, assessor de imprensa do candidato Moroni Torgan (DEM), o resultado é promissor e reflete bem o posicionamento do eleitor hoje. Mostra que o candidato deve reforçar o contato direto com os eleitores, em caminhadas e reuniões. O resultado pode até ser considerado de empate técnico entre Moroni (DEM) com Luizianne (PT) e esta com Patrícia (PDT).

Análise da pesquisa 

De acordo com o cientista político, Francisco Moreira, dois dados chamam atenção na primeira pesquisa das eleições municipais. O número de eleitores indecisos, 42% e a rejeição pela reeleição de Luizianne Lins, 33%.

Ele enxerga esse último dado preocupante, pois Luizianne na pesquisa espontânea, onde não há a apresentação dos nomes dos candidatos, foi lembrada por 19% das pessoas, porém, sua rejeição foi quase o dobro. “Este alto índice de rejeição se deve possivelmente ao fato dela está no governo. O povo tem uma tendência a rejeitar a administração”, falou.

“O número de eleitores que não sabe ainda em quem vai votar mostra que a pesquisa, que é a fotografia de um determinado momento, apresenta a campanha em seu início. São dados muito fluidos e que não dá para ter uma posição com clareza”, afirmou.

 

Pesquisa estimulada:

Moroni Torgan (DEM): 30%

Luizianne Lins (PT): 26%

Patrícia Saboya (PDT): 21%

Renato Roseno (PSol): 2%

Neto Nunes (PSC): 2%

Adahil Barreto (PR): 1%

Luiz Gastão (PPS): menos de 1%

Aguiar Júnior (PTC): menos de 1%

José Carlos Vasconcelos (PCB): menos de 1%

Sílvio Frota (PAN): menos de 1%

Fernandes Filho (PSDC): menos de 1%

Voto branco ou nulo:  9%

Indecisos:9%

Rejeição:

Luizianne Lins (PT): 33%

Moroni Torgan (DEM): 24%

Neto Nunes (PSC): 5%

Patrícia Saboya (PDT): 4%

Adahil Barreto (PR): 1%

Renato Roseno (PSol): 2%

Luiz Gastão (PPS): 1%

Sílvio Frota (PAN): 1%

Fernandes Filho (PSDC): 1%

José Carlos Vasconcelos (PCB): menos de 1%

Aguiar Júnior (PTC): menos de 1%

9% do eleitorado votaria em qualquer um dos candidatos,

4% não votariam em nenhum deles.

O numero de indecisos é 16%.

Votos espontâneos: 

( O nome dos candidatos não é apresentado)

Luizianne Lins (PT): 19%

Moroni Torgan (DEM): 15%

Patrícia Saboya (PDT): 10%

Renato Roseno (PSol): 1%

Outros nomes citados somaram – 2%

Indecisos: 42%.

Os votos brancos: 12%

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter