32 C°

terça-feira, 22 de setembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Parecer sobre impeachment começa fase decisiva para Witzel na Assembleia do Rio

quarta-feira, 16 de setembro 2020

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dá mais um passo para o impeachment de Wilson Witzel (PSC) amanhã (17), quando será votado, em comissão especial, parecer pela admissibilidade da denúncia por crime de responsabilidade contra ele, na gestão de recursos destinados ao combate à pandemia. O deputado estadual Rodrigo Bacellar (Solidariedade) apresentou relatório em que defende “autorização para prosseguimento do processo pela comissão mista [contra o governador afastado]”.


Se aprovado na comissão, o relatório irá a plenário na semana que vem. Mantida a tendência pela aprovação, por ao menos dois terços dos votos, a Assembleia renovará o afastamento de Witzel, dando início a um julgamento em tribunal misto, composto por cinco deputados e cinco desembargadores e comandando pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ainda que Witzel já tenha sido afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por 180 dias, a decisão dos deputados poderá abrir caminho para o afastamento definitivo.


Bacellar afirmou que a gravidade dos fatos e a estreita ligação de Witzel com envolvidos em irregularidades, “em que pesem as agruras advindas de um processo de impeachment”, fazem com que o prosseguimento do processo seja “o caminho mais benéfico para o estado”.
O próprio Bacellar é, porém, apontado como participante de esquema de corrupção. Ele foi descrito pelo ex-secretário de Saúde e delator Edmar Santos como coordenador do esquema para direcionar recursos a determinados municípios em busca de apoio de deputados ao governo. O ex-secretário disse à Procuradoria-Geral da República que foi Bacellar quem contou a ele que o repasse às prefeituras renderia propinas. Edmar declarou que se reuniu com o presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT), para discutir a distribuição da verba.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com