terça-feira, 17 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Persistência e retorno

terça-feira, 02 de setembro 2008

Imprimir texto A- A+


O maior exemplo da campanha eleitoral em andamento em Fortaleza é de um senhor que há décadas sonha em conquistar uma cadeira na Câmara Municipal. Sua primeira candidatura foi pela finada Arena e de lá para cá ele vem insistindo, persistindo, ainda acreditando que o seu dia chegará. Vários ex-vereadores tentam, nas eleições de outubro, voltar ao Legislativo fortalezense. Esse retorno é muito difícil de acontecer, como demonstra um levantamento da história das eleições nas últimas décadas na cidade. De qualquer modo, é um direito que eles têm, cabendo ao eleitorado, por sua vez, o direito de decidir se eles merecem uma nova oportunidade de ser vereador ou se eles não justificaram os mandatos que tiveram na Câmara.



 “João Gilberto, a lenda, o mito, o inventor da Bossa Nova, virou, quem diria, um velhinho legal”. Ancelmo Góis apaixonado depois de ouvir João no Municipal do Rio.



O deputado Fernando Hugo solicitou para que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente tome as devidas providências para saber por que foi autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o aterramento na lagoa da Precabura. “O que estão fazendo com a área de preservação, belezas que ainda podem ser salvas?”, questionou ele. “Estão aterrando a lagoa em que várias pessoas produzem as hortaliças de Fortaleza”, criticou Hugo.



Esperteza


Sob o título aí acima,esta coluna publicou noticia dando conta de que em Cariré, a FM da cidade fechou pra não transmitir os programas eleitorais gratuitos das duas coligações que litigam pelo comando da Prefeitura local. Estava tristemente errado. A coisa é pior do que o que se imaginava. No seu papel, o Juiz Eleitoral convocou as duas bandas e ouviu delas que não queriam fazer programas de rádio, concordando a Justiça e o Ministério Público Eleitoral com o doloroso acordo para não transmitir propaganda na rádio que pertence à Liga de Proteção à Maternidade e à Infância de Cariré. ???



Esperteza II


Os donos da Rádio, esclareceram com o envio da ata de uma reunião onde se tratou do assunto, aclarando o entendimento. Triste é saber que o eleitor vai ficar sem ter conhecimento das propostas dos candidatos a Prefeito e Vereador. Diz o trecho da ata: “…o MM.Juiz indagou aos representantes de partidos e coligações presentes na audiência tendo todos, por unanimidade, manifestado o desejo de não promover propaganda política através de rádio durante as eleições de 2008. Instado, o Ministério Público nada opôs ao acordo encetado”. I sorry Cariré. I%u2019m cry for your!



Desculpe a ignorância


A informação é curiosa e está no portal do Tribunal Superior Eleitoral: Existem no Brasil 15.289 candidatos a prefeito e 15.293 candidatos a vice-prefeito. Como é que há mais candidatos a vice do que a prefeito? Alguém com certeza deve saber…Basta dizer, não precisa esclarecer.



Opinião


Fui pro campo ouvir as pessoas. Nem só de noticia oficial, oficiosa ou levantada nas linhas e entrelinhas da vida vive um colunista de política. Perguntei sobre o comportamento de Romeu Aldiguere que candidato a Prefeito de Granja mandou fraudar a voz de Lula pedindo votos pra ele. Unanimidade: “Merecia ter a candidatura cassada”. E olhe que ouvi de A a Z na pirâmide intertida e essas coisas. Imagina isso na Prefeitura. Votar num cara desses é apoio à fraude; é botar raposa pra pastorar galinheiro, disseram muitos dos ouvidos pela coluna.



Cuidado


A Justiça Eleitoral, tão atenta às coisas, como no caso especifico de Granja, precisa ficar de olhos e ouvidos abertos a vozes que imitam Lula. Sei de cidades onde, sob suspeita, uma voz parecida com a de Lula pede votos pro 13, o nu


mero do PT. Acho difícil ser coisa séria. Lula não misturaria as coisas com os partidos aliados e/ou de sua base de sustentação. Pode ter fraude nova nas serras, praias e sertões cearenses. A turba está a solta em busca de um emprego de 4 anos que pode virar 8 e fazer riquezas.



Nova data


Ficou acertado entre a Secretaria de Turismo do Governo do Ceará, onde pontua o operoso Bismark Maia, que a Delta Air Lines vai começar a voar entre Fortaleza e Atlanta, na Geórgia, a partir do dia 21 de dezembro, data marcada para o vôo inaugural que nasce no Recife, escala aqui e na volta escala aqui e voa pro Recife, ficando assim, Fortaleza-Atlanta, direto, non stop. Pois bem: o Ceará volta a ser inserido numa malha internacional pela Delta que, tendo sede em Atlanta, voa pro mundo inteiro.



Nova data II


Procê ter uma idéia, de seis e meia da tarde, hora em que o vôo que partirá de Fortaleza pela manhã pousará em Atlanta, até meia noite são mais de 10 os vôos entre Atlanta e NY. Pra Miami, Orlando e centenas de outras cidades americanas há conexões o dia inteiro. Os interesses comerciais, empresariais e industriais serão atendidos porta-a-porta entre Fortaleza e os EUA. De Fortaleza a Atlanta vai dar um vôo de pouco mais de 5 horas. Terça,quinta,sexta e domingo, vem de lá. Segunda,quarta,sexta e sábado vai daqui.



Falar nisso


Quem esteve aqui na semana passada foi o presidente da FIAT do Brasil. Estava num encontro internacional e teve que ir a Brasília. Embarcou num dos jatinhos da TAF, almoçou a bordo, trabalhou duas horas da capital da república e voltou na mesma pisada para dar continuidade às reuniões que mantinha em Fortaleza. Pra quem gosta de slogan, pode juntar este: A Fiat voa TAF.



Quem pode, pode


O Ministério Público Federal no Ceará enviou recomendação à Semace e ao Ibama com a finalidade de regularizar o licenciamento de atividades de exploração florestal na APA da Chapada do Araripe e na Floresta Nacional do Araripe-Apodi. O órgão ministerial recomenda que o Ibama e não a Semace se encarregue de conceder ou não autorizações de desmatamento e de planos de manejo florestal sustentável nas unidades de conservação federais em referência. Ói!



Sonho erótico


Otacílio Correa, confessou a um amigo, tinha uns desejos inconfessáveis pela mulher de um compadre. Bonita, formosa, cheirosa, dengosa. Um dia Otacílio sonhou com a mulher do compadre. Sonho desses que a gente acorda em situação deplorável. Haviam sido momentos de raro prazer com a comadre. Manhãzinha cedo, com a mania que tinha de ir pro mercado, viu o compadre vindo em sua direção. %u2013Tremi, conta quem ouviu o desabafo; será que o compadre adivinhou meu sonho?

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter