segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

100 anos de CIC

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 02 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

Cunha Mendes criou, em 1919, o Centro Industrial do Ceará, uma organização social com o claro objetivo de juntar idéias para a indústria cearense. Muito tempo de sua criação, o CIC deu uma guinada para a formação de quadros que tivessem interesses pela política, desde que voltados esses quadros para o comprometimento com o desenvolvimento do setor e do Estado como um todo. Puxado pela inteligência e a boa vontade de Beni Veras, em princípio com um viés de centro-esquerda, o CIC empreendeu seu primeiro candidato a governador do Estado. Apesar das idas e vindas, rusgas e zangas com aliados, acabou elegendo Tasso Jereissati. Fizeram dele governador por três vezes. O CIC criou, ainda, Sérgio Machado e o próprio Beni Veras, que foi eleito senador da República e até ministro de Estado. O CIC deu mais ao Ceará que um trabalho de organização com olhos na indústria, porque criou oportunidades de trabalho, gerando, numa época, postos que redundaram em renda e melhores arrecadações. O CIC, que comemora, neste sábado, 100 anos, tem, assim, uma longa história de benfeitorias pelo progresso e desenvolvimento do Ceará e está, assim, a merecer as homenagens que lhes ´preparam Assembleia Legislativa e Fiec, reconhecedoras da importância do Centro Industrial do Ceará para a vida do Estado. Hoje o CIC exercita um programa de desburocratização das relações do empresariado com o Governo.

Um edital diferente. Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) vai escolher empresas que topem realizar estudos de viabilidade para instalar, gerir, operar e manter o Espigão da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema.

UFC em Sobral
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, inaugurou sete prédios no Campus de Sobral. A cerimônia foi conduzida pelo diretor do campus, Professor Vicente Pinto, e contou com a presença de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos, além de autoridades locais.
Foco na saúde
Na ocasião, Professor Vicente Pinto apresentou os sete prédios inaugurados: o Restaurante Universitário (RU), o bloco de laboratórios de pós-graduação, o bloco didático 4 do Curso de Medicina, além dos quatro blocos do Curso de Odontologia: administrativo, didático, de apoio técnico e administrativo, e clínica odontológica.
Cheio de gás
Plácido Filho soma projetos que abrangem idosos e deficientes físicos, entre outros grupos. O vereador diz que continuará investindo na busca de emendas aditivas para as comunidades locais. Este mês, Grande Bom Jardim e Parque Santana foram alcançados.
Posse na ACI
Eleita no dia 7 de junho passado, a diretoria da Associação Cearense de Imprensa para o período 2019/2022, encabeçada pelo atual presidente Salomão de Castro, será empossada neste sábado (3), na sede da entidade (Rua Floriano Peixoto 735), a partir das 9 horas.
Da dieita pra direita
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) sedia nesta sexta-feira (2), à partir das 9 horas, a reunião ordinária da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de federações de indústria do Nordeste. Um dos palestrantes da reunião será o senador Tasso Jereissati, que falará sobre o atual momento do País.
O que é
A Nordeste Forte é uma associação sem fins lucrativos e foi criada em 29 de novembro de 2016 para promover ações de desenvolvimento socioeconômico na Região Nordeste, contribuir para a competitividade da indústria e fazer com que a economia cresça, estreitando, por sua vez, os laços entre as instituições fundadoras, na busca pela redução das desigualdades regionais e na construção de um Nordeste mais forte.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter