domingo, 15 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Adoção e suas graves vertentes

Macário Batista

Colunista - Política

terça-feira, 28 de maio 2019

Imprimir texto A- A+

 

Este jornal levou às ruas e às bancas do Ceará, a questão da adoção, um drama nacional encarado aqui com a gravidade dos grandes problemas brasileiros. Depois de campanha com diversas depoimentos, reportagens e quetais, o ciclo imediato se encerrou com um caderno especial. A edição mostrou, no fim de semana passado, todas as vertentes e abordagens da adoção, incluindo as soluções e intervenções de Estado, como do Governo do Ceará,cuja primeira-dama, dona Onélia Santana foi a campo e deitar seu olhar sobre as instituições que cuidam da adoção de crianças no Ceará. Seu depoimento ao caderno especial sobre Adoção, serve de marco para que a política seja levada adiante, focada na solução de problemas que cercam o assunto. Outra visão abordada no caderno, trata da vertente jurídica, até bem pouco vista como de menor monta. Não havia uma determinação judicial que se debruçasse sobre a adoção. Havia sim, casos isolados de interesses sérios enquanto se denunciavam problemas que atravancavam os processos ou simplesmente bloqueavam em nome de interesses escusos. À luz de uma imprensa livre, libertadora e de opiniões qualificadas, este jornal levou à pedra o que poucos sabiam e muitos desconheciam, dificultando que vidas ganhassem lares e família e criassem sonhos. E que não pare aí.

Atitude de quem sabe falar português. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou carta a Chico Buarque cumprimentando-o por ter vencido o Prêmio Camões de Literatura, o mais importante da língua portuguesa. A um show do Chico levou a namorada Rita Amaral Cabral.

Que pena
Um repórter perguntou pra Bolsonaro, no Recife, como ele avaliava que 40% dos nordestinos, em abril,rejeitavam seu nome. Resposta tosca: – Faça um pergunta inteligente. Não daria essa resposta a certos repórteres que a gente conhece.
O katchup da UFC
Molho de acerola similar a ketchup criado na UFC deve ser exportado para 10. Aliás, o Natchup, molho de acerola desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já chegou a diversos estabelecimentos daqui, do RGNorte, Piauí e Pernambuco.
Nas biqueiras do pai
O deputado estadual Guilherme Landim (PDT) alertou para a falta de recursos para a conclusão de duas obras importantes para o abastecimento hídrico do Ceará: a transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas.Luta do saudoso Welington.
Padroeiro das vitalinas
O deputado estadual Fernando Santana anunciou que o governador Camilo Santana autorizou a construção de uma estátua de Santo Antônio com 25 metros de altura, no município de Barbalha, região do Cariri, sul do Estado.
Lanchinho
O Vasco da Gama chegou a Fortaleza, na sexta-feira pra jogar no domingo em Fortaleza. Sexta à tarde treinou. No hotel cinco estrelas, em que estava hospedado, serviram um lanche antes do treino. Tapioca e cuscuz eram as peças de resistência.
Matador de aluguel
O papa Francisco disse que a proibição do aborto era uma questão humana, não religiosa, e reafirmou que era equivalente a recorrer a um assassino de aluguel… Dizem que é crime barato, matar um feto.
Taí uma bondade
Pra cada criança que nasça no Brasil a gente planta uma árvore. O projeto, aprovado na Câmara dos Deputados, fruto da cabeça de um parlamentar lá do Tocantins, quando chegar aqui, se chegar será ótimo. Vamos plantar limão, tangerina, caju, umbu, nas cidades.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter