quinta-feira, 15 de novembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Alertas à Justiça Eleitoral

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 04 de agosto 2016

Imprimir texto A- A+

Na sessão de quarta-feira da Assembleia Legislativa, o jovem deputado Bruno Pedrosa, do PP, fez séria advertência, direcionada principalmente à Justiça Eleitoral, em relação ao processo eleitoral em desenvolvimento no interior do Estado. “Hoje, vemos ex-gestores municipais com grandes problemas jurídicos, condenados por colegiados do TJCE, e até alguns que chegaram a ser presos, ainda sendo, infelizmente, apresentados como candidatos a prefeito”, foi o que afirmou textualmente, aquele parlamentar.

Segundo Pedrosa, o TRE, Promotoria Eleitoral, Corregedoria Regional Eleitoral, PF e outros, precisam estar muito atentos para um problema que preocupa, ou seja, a Lei da Ficha-Limpa, em muitos municípios, está sendo ignorada, tanto na escolha de candidatos a prefeito, como para as câmaras municipais. Diante desse quadro, não só o representante do PP, como também o deputado Carlos Felipe, do PCdoB, destacaram a necessidade de uma maior participação dos eleitores de boa vontade na fiscalização em cima dos partidos, assim como dos candidatos por eles escolhidos.

Outro aspecto de grande importância para um pleito sem ilícitos tem a ver com o, até agora, incurável do escambo votos por favores. Segundo ele, é preciso levar em conta que, a reforma eleitoral, com o Congresso Nacional retirando o financiamento de campanha por empresas, deixa o aparelhamento do Estado sem condições para o controle da compra de votos. Nesse caso, diz ele, caberá à própria sociedade, em peso, denunciar essa atividade ilegal.  Fala-se muito dos políticos, mas, quem elege os bons e os maus políticos é o eleitor, que precisa ser educado, ou, se necessário, monitorado pela Justiça Eleitoral e toda a sua estrutura.

Você acredita?     Depois de “enrolados” pela incúria dos governos do PT, no caso da refinaria que não veio,  o secretário para Assuntos Internacionais, Balhmann, afirma que podemos voltar a sonhar.

Incendiando Amanhã, em Sobral, o clima “saariano” vai subir mais. É que as convenções de lançamento dos candidatos Ivo (PDT) e Moses (PMDB) ocorrerão no mesmo horário (17 horas).

Chineses Sobre esse assunto, Antonio Balhmann esclarece que a refinaria do Ceará poderá ser encaixada no acordo financeiro Brasil-China, com esse país financiando projetos brasileiros.

Preço da água Embora a água da transposição ainda não tenha chegado ao Ceará e demais estados beneficiados, um ponto já preocupa os governadores: o preço a ser pago pelo precioso líquido.

Desafio Em Crato, para encarar o ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB), aliado dos senadores Tasso e Eunício, o governador Camilo e os manos Ferreira Gomes lançaram o deputado Zé Ailton (PP).

Apostando Hoje, em Caucaia, o senador Tasso, ao lado do deputado Raimundo Matos prestigiam  o lançamento da candidatura do empresário Eduardo Pessoa (PSDB), em quem ele aposta pesado.

Posse Sábado, toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas, meio vazio, devido ao excesso se símbolos marxistas. A jornalista Samira de Castro foi reeleita presidente da entidade.

Desencontros A política é assim na Capital, o PT, tendo à frente a deputada Luizianne e fiéis aliados,  “quer ver a caveira” dos irmãos Ferreira Gomes, mas em Sobral, eles contam com total apoio desse partido…

Quer trabalho Na CMFor, o presidente Salmito bate o martelo: não quer a casa esvaziada na campanha. Para ele, trabalhar no plenário gera muito mais votos para vereadores em busca da reeleição.

Entre “leões”Após acusar o Congresso de pouco fazer no combate à corrupção, o juiz Moro vai à “cova dos leões” e dos “inocentes” da Câmara, para explicações. Ele sabe quantos são os corruptos dali…

“Se todos os políticos fossem limpos o quanto é limpo um legítimo sertanejo, não teríamos corrupção nessa atividade”. Rachel de Queiroz (1910-2003), escritora e teatróloga cearense, primeira mulher da Academia Brasileira de Letras.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter