sexta-feira, 27 de Abril de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Arrumação complicada

Fernando Maia

Colunista - Política

segunda-feira, 16 de Abril 2018

Imprimir texto A- A+

Nem tudo são flores na marcha da campanha sucessória estadual. Um exemplo bastante real é a frieza com que o presidenciável Ciro Gomes encara a presença do senador Eunício Oliveira na chapa governista para a qual ele afirma que não entrará na fotografia. Acresça-se a isso que Ciro ainda joga no colo do governador a responsabilidade pelos resultados dessa aliança, ao declarar que nessa arrumação quem manda é o Camilo. Quem acompanha política sabe que nela tudo, ou quase tudo, é possível. Daí as viradas de rumos dos partidos e dos seus líderes, quando se trata de defender a permanência ou a conquista do poder. Prova disso é que em todas as eleições para o governo do Estado, no Ceará, desde o fim da ditadura de Vargas, em 1947, os aliados de um pleito tornam-se adversários no pleito seguinte, e vice-versa. Ciro é realista ao destacar os ásperos duelos verbais entre ele próprio e o então candidato da oposição, Eunício Oliveira, choques cujos resquícios ainda não foram neutralizados. Se nada mudar, poderemos ter um pleito em que Ciro pode não votar pela reeleição de Eunício que, em represália, não lhe daria os preciosos votos de que necessita para chegar num segundo turno eleitoral em outubro. Eunício tem problemas dos quais precisa se livrar perante a Justiça. O governador Camilo acha-se, assim, diante de um dos maiores desafios que já enfrentou, ou seja, fazer com que adversários ferrenhos de ontem, tenham a humildade de deixar para traz esses episódios e se unirem em nome da vitória em níveis federal e estadual.

Surpresa. Para surpresa das forças oposicionistas, o ingresso de um competente e respeitado general do Exército, Guilherme Teóphilo, no PSDB, poderá representar a saída para essas forças ainda indecisas em termos de sucessão, notadamente por se tratar de um estado carente de segurança pública.

Dubai foi fogo
O episódio acontecido com o senador Elicio em Dubai, revelado nas redes sociais pela internet, mostra que ser político não é moleza. Nem todo mundo suportaria tantos insultos sem esboçar a menor reação.
Vice de Ciro
Preferência revelada por Ciro Gomes em relação à formação a sua futura chapa. Pare ele, em vez de um político do PT para vice, o ideal será um empresário moderado do Sul-Sudeste.
Sem visitas
Ciro Gomes justifica não visitar Lula na prisão para evitar que atos assim sejam interpretados como se fossem agressões públicas à majestade da Justiça, criando um ambiente hostil com seus agentes.
Pagando para ver
Em Quixadá e municípios da região, eleitores tradicionais estão pagando para ver o êxito da Chapa Rachel Marques-Osmar Baquit. São votantes que não se esqueceram dos “pegas” eleitorais entre eles.
Acerto
Acertou o deputado Heitor Férrer, ao optar pelo Partido da Solidariedade, do deputado Genecias Noronha que, com sua força eleitoral poderá elegê-lo, sem ameaçar a reeleição da deputa Aderlânia.
Fazendo água
Começa a “fazer água” o blocão de 18 partidos de centro para dar força total à aliança governista. Isso, diante de protestos de partidos menores, que se vêm ameaçados de desaparecer do mapa.
Bloco dividido
Na AL, o presidente José Albuquerque defende uma saída intermediária para o caso de blocão.  Ele propõe que os partidos de menor porte façam alianças com partidos de força equivalente.
Sem clima
No Rio de Janeiro, alegando ausência de brizolismo no PDT, o vereador Leonel Brizola Neto deixou a sigla para disputar cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSOL.
Não ouviu

Para alguns petistas mais sensatos, se o ex-presidente Lula tivesse pedido a opinião de Ciro Gomes, que é mais preparado do que ele, não teria aceito o loteamento da Petrobras.

“É um absurdo qualquer cidadão, condenado em segunda instância, insistir em ser pré-candidato apesar da Lei da Ficha Limpa, que tem o apoio total do STF e do TSE”. Ministro Luiz Fux, do STF

outros destaques >>

Facebook

Twitter