sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

As certezas de Arialdo

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 04 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

 

Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, foi ao meio-fio e puxou um rosário de informações da melhor qualidade sobre a vida do turismo cearense. Filtrando, largando de banda um ou outro mimimi, Arialdo contou fatos sobre turismo que apontam o caminho para a geração de trabalho e destilam o valor do setor na vida cearense. – Nós criamos o Beach Park, disse ele, com oito funcionários. Em todos os setores do equipamento, no começo do começo do começo, eram oito que davam conta de tudo. A vida, o trabalho e os valores que o Ceará deu ao turismo, transformaram aqueles oito e vários milhares, sem falar no trabalho indireto que o Beach Park cria aqui e no Brasil. Se a gente parar pra pensar, avalio eu, e se cada um posto de trabalho direto gera cinco indiretos, os oito mil de hoje seriam 40 mil. Olhem o entorno do Beach Park e todos nós teremos uma avaliação do entusiasmo de Arialdo Pinho, que mostra por A mais B, porque isso ocorre. O treinamento, o anúncio, a propaganda, o profissionalismo, o valor de setores como gastronomia e artesanato, fazem do turismo um campo fértil para gerar divisas. E contou: Semana passada estive em Belo Horizonte. Vi umas peças de artesanato e perguntei de onde eram. O moço disse que era de uma cidade lá. Mas eu insisti que já tinha visto aquilo noutro lugar. O moço admitiu que sim, era cópia de um artesanato do Ceará. Ele não disse, mas acho que eram cópias do fantástico Raimundo Celeiro e seus couros coloridos. Arialdo então, destacou que precisamos assumir nossos sabores e atestar: Isso é nosso. A mesma coisa com o artesanato; Isso é nosso. Agregamos valores afirmando nossos valores, avaliaria Arialdo que conta com um aumento de 30% na propaganda do turismo cearense, enquanto o Governo Federal diz que vai cortar 60% do que hoje é destinado ao setor em todo o país.

Frase: “O Ceará investe mais de 20% de sua rubrica de publicidade em promoção turística, dentro e fora do país.Estima-se que o governo federal, sozinho, vai derrubar mais de 30% da receita do turismo no país, já agora pras festas de fim de ano. Cancelamentos estão apavorando o setor”.  De um observador da cena.

Trabalho de equipe
Como equipes de fórmula um, há sempre quem ceda o lugar para um parceiro em trabalho em grupo. É o caso de suplentes na política,onde há sempre alguém tirando licença para um colega, sem prejuízo para o Estado,ajudando regiões distintas.
Bem dotados;
de votos
Dos sete suplentes que assumiram vagas na Assembleia do Ceará, quatro obtiveram mais votos que os eleitos. Dos 46, nove deles obtiveram menos votos que quatro suplentes que assumiram vagas recentemente na Casa.
Mais ameaças contra produtos brasileiros
Duas das maiores tradings de commodities agrícolas, a ADM e a Bunge, vieram a público dizer que rastreiam a origem dos produtos brasileiros que comercializam e que não compram produtos de novas áreas desmatadas na Amazônia.
A Suíça na briga
A Nestlé, que compra cacau, óleo de palma, soja e carne da Amazônia, disse que seus processos de compra estão sendo revisados para garantir alinhamento com o padrão de fornecimento responsável e tomar ações corretivas quando necessário.
Eólicas no Nordeste cada vez mais importantes
A geração eólica no Nordeste supriu quase 90% da demanda da região e já representa 9% da capacidade instalada no país. Vale notar que os 81 novos parques inaugurados no país neste ano são maiores e mais eficientes do que seus irmãos mais velhos.
O Globo explorou
A notícia saiu n’O Globo. A matéria destaca que a estação de ventos no Nordeste acontece junto com a estação mais seca no país todo, quando é reduzida a capacidade das grandes hidrelétricas nacionais.
Projeto Duetos
Um dos projetos musicais mais aguardados e consolidados do cenário cultural do Ceará, Projeto Duetos, estreia a primeira temporada de sua 7ª edição neste sábado, 7 de setembro, às 21h, no Anfiteatro do Dragão do Mar com os shows do cantor e compositor carioca Eduardo Dussek e a cantora cearense Nayra Costa, que, entre outras divas da música nacional e mundial, fará uma interpretação performática da cantora britânica Amy Winehouse.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter