sexta-feira, 20 de julho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Banda Marcial de Eusébio se destaca em todo o Estado

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

terça-feira, 15 de maio 2018

Imprimir texto A- A+

O município de Eusébio vem se destacando dentro e fora do Ceará em vários aspectos. E na área da música não é diferente. A Banda Marcial é referência no Estado e tem sido destaque nas competições nacionais desde 2007.”Somos o único município do Ceará a ter bandas escolares nas unidades de Ensino Fundamental II. São 18 escolas beneficiadas com esse projeto”, enfatizou aos nossos espaços jornalísticos o secretário de Cultura, Léo Abreu. Ele observa que nos últimos anos a Banda de Música Municipal também tem sido destaque no Ceará, sobre a coordenação do núcleo de música, que tem a frente o maestro José Honório, com arranjos e adaptações do professor José Wellington Castro, com a regência do maestro tenente coronel Walter, Hélio Lima de Oliveira, e do maestro-auxiliar Francisco Tarcísio de Lima.

Saiba mais
Adiantou o secretário Léo Abreu que o município está realizando o processo de transformação da Banda de Música do Município em Banda Sinfônica. A Banda de Música tem um efetivo total de 26 músicos. O instrumental da Banda está distribuído da seguinte forma: 01 Flauta, Flautim, 04 Clarinetes, 03 Saxofones Alto, 02 Saxofones Tenor, 01 Saxofone Barítono, 04 Trompetes, 02 Trompas, 02 Bombardinos, 03 Trombones de vara, 02 Tuba, 02 Percussão, 01 Bateria e 02 Baixo elétrico.

Renovação de
repertório
O coordenador musical da Secult/Eusébio, José Honório, a Banda de Música está passando por momentos de renovação no repertório, assim como também os músicos estão estudando para migrar para o formato sinfônico. Honório destaca que com o processo de migração para Sinfônica, a Banda contará com outros instrumentos, tais como: Fagote, Oboé, Claro né, Tímpanos, Maromba, Gongo Chinês, Bumbo Sinfônico e Sinos Tubulares.

Fala do prefeito
Para o prefeito Acilon Gonçalves, a Banda de Música de Eusébio é uma das melhores do Ceará. “Isso é consequência do trabalho que realizamos no município, desde o Ensino Fundamental, onde os alunos participam do projeto de bandas escolares. Muitos talentos estão sendo descobertos com esse trabalho. Eles terminam se profissionalizando e participando das bandas locais e de outros municípios”, disse.
Eleições 2018
Aos poucos os nossos amigos que nos acompanham na rede Facebook, Jornal O Estado, Política Especial na Cidade AM 860 e Sistema Avol – www.avol.com.br vão tomando conhecimento dos pré-candidatos aos cargos majoritárias e proporcionais no Ceará. Ao Governo do Estado, por exemplo, existem três postulantes: Governador Camilo Santana (PT), que disputará a reeleição, com apoio do PDT e outros 17 partidos; Aílton Lopes (PSOL) e o general Guilherme Theophillo, do PSDB, com apoio também do PROS.

Posição de Wagner
Em entrevista à nossa reportagem e também aos companheiros Jonas Melo, Moraizinho, João Paulo Monteiro, Edvard Ximenes e Cláudio Teran, o deputado estadual Capitão Wagner(PROS) confirmou apoio ao general Theophillo e que vai disputar vaga à Câmara Federal. Chegou a enfatizar que “ vamos eleger dois ou três federais e trabalhamos para eleger três ou quatro estaduais”, enfatizou.

Dobradinhas
anunciadas
Nossa reportagem tomou conhecimento que cerca de dez novas dobradinhas já estão em franca atividade e, dentre elas, o destaque para Edlardo Eufrasio e Rodrigo Oliveira (ex-prefeito de Tejuçuoca e o filho de Eunicio Oliveira); Pablo Rolim e Eduardo Bismark( ex-vice-prefeito de Várzea Alegre e o filho do prefeito de Aracati Bismark Maia). Claro, voltaremos ao assunto.

outros destaques >>

Facebook

Twitter