sábado, 23 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Burocracia e desinvestimento

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 23 de outubro 2018

Imprimir texto A- A+

 

A burocracia no Brasil é endêmica e um dos maiores empecilhos ao desenvolvimento. Tal assertiva é do ex-secretário do Turismo da gestão Lúcio Alcântara, Allan Aguiar, citando os males que essa anomalia causa ao sociedade. Em artigo, ele chama à atenção para tema preocupante: pequenos, médios e grandes investidores portugueses, espanhóis, alemães, finlandeses e italianos, prejudicados pelos empecilhos criados com a burocracia que, entre outros males, impem que o Hub aéreo produza melhor circulação e ocupação dos turistas de outros países nos meios de hospedagem do Estado, batem em retirada. Com essa demora em ampliar as facilidades para a vinda de estrangeiros, e conseqüente ocupação dos hotéis e resorts, cresce a ânsia dos estrangeiros para vender, inclusive equipamentos do porte do arrojado Boa Vista Resort, fechado em Camocim. Mas, o símbolo maior do desinvestimento no Ceará é o Aquiraz Riviera vender, após uma década de perdas, o sofisticado Resort Dom Pedro Laguna, onde até o Governo do Estado investiu R$ 120 milhões em infraestruturas. Essa fuga põe em risco tudo o que se tem planejado em termos de turismo no nosso estado.

Comportamento ético. Quando participava de evento do Governo, tratado como presidente da Fiec, Alexandre Pereira, vice daquela entidade, a-se em dizer que “o presidente é o Beto Studart, cujo trabalho pelo crescimento da indústria do Ceará é exemplar.”

Sem perdão . Não convidem para a mesma mesa o prefeito de Fortaleza e o seu substituto eventual. Moroni ainda não perdoou RC pela derrota do seu filho, Mosiah Torgan.
Urnas provam .Abertas as urnas, Queiroz Filho, o “enfant gâté” do Prefeito bombou, com mais de 100 mil votos, e o filho do vice-prefeito virou “enfant terrible,” sem receber o tratamento combinado.
Só isso mesmo . O ex-presidenciável Ciro Gomes, que se refugiou em Paris para cuidar da saúde (?) retorna sexta-feira, para votar domingo. E é só.
Descuido . Petistas do Ceará lamentam o descuido de Fernando Haddad, permitindo Jair Bolsonaro se apossar do projeto “10 Medidas contra a Corrupção”, proposto pelo MPF.
Pedigree . No sábado, apoiadores de Hadadd reuniram na Praça do Ferreira com petistas puro sangue, cerca de 30 mil pessoas. A seleção de gênero nada agregou ao candidato.
PT e não PDT . Camilo Santana não apoiará o candidato de RC à Prefeitura em 2020. Com 175 mil votos, Luizianne Lins credenciou-se para representar o PT na sucessão municipal.
Força é isso . Enquanto haddadistas juntaram 30 mil pessoas, o padre Reginaldo Manzotti, na 12ª edição do “Evangelizar”, levou ao aterro da Praia de Iracema, mais de um 1,2 milhão de católicos.
Esfriou a cabeça . O senador Eunício Oliveira, vice-presidente nacional do MDB, desmente que deixará a política, e anuncia: continuará ajudando o governador Camilo.
Sujo & mal-lavado . O New York Times tem ocupado preciosos espaços criticando Bolsonaro, mas esquece o PL de Trump ameaçando a paz do Mundo.

“A Justiça Eleitoral e o STF estão acima de todos os males que possam ser gerados por esse mal da tecnologia, as ‘fake news’ ”. Ministra Rosa Weber, presidente do TSE.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter