quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Capacitação de pré-candidatos

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 11 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

 

Por iniciativa do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, instituição que pode salvar essa sigla do nanismo, serão instalados em 10 capitais cursos de capacitação de pré-candidatos a vereador e a prefeito. A idéia não poderia ser mais brilhante, para dar mais qualidade e preparação a legisladores e gestores municipais, com o que nenhum partido tem se preocupado para melhorar o nível da atividade política em todos os estados. Em Fortaleza, nos dias 2 e 3 de outubro turma de 50 pré-candidatos terá palestras-aulas de especialistas sobre Partidos e Nova Realidade, Dilemas Éticos e Políticos, Marketing Eleitoral, Novos Cenários Jurídicos e Desafios e Gestões. Trata-se de uma iniciativa que deveria ter sido adotada há mais tempo, e por todos os partidos, para evitar a eleição de prefeitos, vereadores e deputados despreparados, razão dos atrasos de municípios e estados. Assim sendo, poderemos ter nas eleições municipais de 2020 candidatos capazes de exercer com mais proficiência a missão para o que forem eleitos.

Presidente tríplice coroado. O deputado José Sarto, alcança, hoje, o mais alto nível da sua carreira política. Com as viagens do governador Camilo Santana e da vice Isolda Cela, ele assumirá a chefia do Poder Executivo estadual, consagrando-se como o político que mais exerceu cargos de chefe de poder no Ceará. Foi presidente da Câmara Municipal, prefeito interino de Fortaleza, e assume, por uma semana, o Governo do Estado, além de ser o presidente efetivo do Poder Legislativo.

Tem boi fora do pasto. Questionada a venda do Parque de Exposição do Ceará pela bagatela de R$40 milhões. Braga Junior e Amílcar Silveira, presidentes do Clube do Berro e da Câmara Setorial do Agronegócio irão à Justiça. Ambos contestam a transação, garantindo que as instalações valem, no mínimo 170 milhões.
Ainda não acabou. O ouvidor da Assembleia Legislativa recebeu de André Fernandes, a defesa da representação do PSDB. Hoje, último dia de prazo, o deputado Romeu Aldigueri aguarda a defesa da representação do PDT, para encaminhar o seu parecer ao Conselho de Ética.
Falando baixo. Roberto Pessoa evita criticar o senador Tasso Jereissati por prestigiar ato do PDT que reuniu lideranças para anunciar pacote de obras do prefeito RC. O deputado tucano, que nunca “sintonizou” frequência com os irmãos sobralenses, diz que Tasso tem idade para assumir seus atos.
Mais uma, e outras mais virão. Na agitação da reforma da Previdência, o presidente Rodrigo Maia conseguiu avançar outra reforma, igualmente urgente, de grandes mudanças no sistema tributário. Serão extintos os tributos federais Cofins, IPI e PIS, o estadual ICMS e o municipal ISS.
Saiu da moda. Passados os primeiros dias, o sensacionalismo e a bisbilhotice criminosa do Glenn Greenwald para desacreditar o ministro Moro e a Lava Jato, caiu no vazio. Segundo Diogo Mainardi, da Crusoé, elas nem mais são comentadas nos botecos e só interessam a petistas aliados da defesa de Lula.
NÃO VAI COLAR. Adversários da prisão em segunda instância não terão como comemorar a retirada da matéria da Lei Anticrime, do ministro Moro. Foi uma apertada decisão do grupo de trabalho que analisa o “pacote”, cuja maioria é de oposicionistas radicais. No Senado, a situação é diferente e, pelo visto, a prisão será mantida.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter