32 C°

domingo, 17 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ceará garante acesso à Série A

Lauriberto Braga

Colunista - Esportes

sábado, 18 de novembro 2017

Imprimir texto A- A+
 

Ceará festeja acesso à Série A 2018 (foto Christian Alekson)
O Ceará é Série A 2018. Hoje  à noite, na penúltima rodada da Série do Brasileirão 2017, o alvinegro cearense garantiu o acesso. Empatou em 1 a 1 com o Criciúma-SC, no estádio Heriberto Hulse, quando poderia até perder uma vez que seus concorrentes Londrina-PR e Oeste-SP não venceram. O Oeste perdeu para o rebaixado para Série C 2018, ABC-RN, por 2 a 0; e Londrina empatou em 0 a 0 com o América. Quem também sobe para Série A 2018 é o Paraná-PR, que fez 1 a 0 no CRB-AL, no Rei Pelé, em Maceió. Ceará e Paraná se juntam a América-MG e Internacional-RS, que já tinham assegurado o acesso em rodadas anteriores.
O Ceará chega na última rodada da Série B 2017, no próximo sábado (25), às 16h30, para enfrentar o rebaixado ABC, na Arena Castelão, com 64 pontos, podendo ficar ma terceira colocação. Basta ganhar do ABC para não depender de Paraná x Boa-MG, no Durival de Brito. O Ceará soma 18 vitórias e 10 empates. O alvinegro em 37 jogos perdeu nove. Seu ataque marcou 45 gols e a defesa levou 32, saldo de 13 gols.
O título de campeão da Série B 2017 está entre América-MG (70 pontos) e Internacional-RS (68 pontos). Para ser campeão o América-MG tem que ganhar do CRB, no Independência, para não depender do resultado de Internacional x Guarani-SP.  O Paraná, com 63 pontos, ganhando do Boa-MG, no Durival de Brito fica em terceiro, se o Ceará perder do ABC. 
Sobem para A 2018: América-MG, Internacional, Ceará e Paraná.Caem para Série C: Náutico-PE (32 pontos), ABC-RN (33), Santa Cruz-PE (34) e Luverdense-MT (41 pontos).
Permanecem na Série B 2018 e vão disputar com CSA-AL, Fortaleza, Sampaio Correa-MA São Bento-SP, que subiram da Série C mais quatro rebaixados da A: Guarani-SP, Goiás-GO, Figueirense-SC, CRB-AL, Paysandu-PA, Boa-MG, Brasil-RS, Juventude-RS, Oeste-SP, Londrina-PR, Criciúma-SC e Vila Nova-GO.
A repercussão do acesso do Ceará para Série A do Campeonato Brasileiro de 2018 é enorme. O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio parabenizou: “O CearáSC está de volta à Primeira Divisão do Brasileirão!!! Parabéns, Vovô!”.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) homenageou o acesso: “Parabéns ao Ceará Sporting Club pelo merecido acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Deixo meu abraço a todos os jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida alvinegra. O ano de 2017 tem sido muito especial para o futebol cearense. Desejo que, em 2018, nossos times sigam o caminho de novas conquistas”.
O Esporte Clube Bahia também destacou o acesso alvinegro: “Seja bem-vindo de volta, CearáSC! O Nordeste merece! Parabéns também a AméricaMG, SCInternacional e ParanaClube! Felicitações pelo acesso!”.
O presidente do acesso, Robinson de Castro disse que este foi o melhor elenco dos últimos anos no time e agradeceu a Deus: “…Só Ele sabe o quão difícil foi essa caminhada até aqui. Depois de tudo que enfrentamos, nossa hora finalmente chegou”.

Mais conteúdo sobre:

Segundona do Brasileirão 2017

outros destaques >>

Facebook

Twitter