quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Coloquem as caneleiras

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 04 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

 

E não esperem tim-tim, xão-xão na disputa pelos lugares à mesa diretora da Asembleia do Ceará. Melhor descer o meião e colocar as caneleiras, porque, daqui pra frente, é pau e muito pau, diria Zé Limeira. Está em jogo, na Assembleia e no partido majoritário, o PDT, a candidatura a Prefeito de Fortaleza. Foi assim com a escolha Roberto Claudio, foram assim outras posições. E mais: o jogo do poder vai mostrar que, diferentemente do que se pensa e espera, tem horas que não vale o escrito. Neguim joga pelas beiradas do campo e até do banco, como se fosse reserva. A partir de agora, pensem que situação e oposição, no Ceará, só pensam naquilo; a Prefeitura onde está Roberto Claudio que tem os dois anos mais difíceis de sua vitoriosa carreira política. Mostrando força e equilíbrio no posicionamento ao lado dos líderes do partido, Roberto Cláudio terá de se superar nos próximos dois anos. Anote aí: vão esquecer a mobilidade urbana que projetou e realizou. Nada do que saneou, construiu, valorizou. ampliou ou construiu terá grandes validades. Terá valor, sim, para o oposição, o lixo da esquina, a água que faltou, o saneamento do esgoto que não chegou à favela, a lâmpada queimada no poste da periferia. A enxurrada de criticas virá, com certeza, no aproveitamento das redes sociais, essas aí que valorizaram uma facada(?) e super dimensionaram os poderes e dentes dos piti bulls da vida. E como diria Ciro Saraiva, antes de morrer crente e quando foi Rei Momo; viva o cão!!!

Conversar com o oposto. Destaque de Antonio Henrique: … a importância da oposição para o crescimento e fortalecimento do processo democrático e a melhora dos serviços públicos. “O meu desejo é fazer um trabalho que seja reconhecido daqui a dois anos. Vou continuar o trabalho do Salmito, ajustando o que for necessário, melhorando o que preciso para melhorar o nosso trabalho para que a população de Fortaleza saiba que temos um poder que defende os interesses de nossa cidade. Agradeço e conto com a ajuda de cada um dos vereadores para continuarmos dialogando com o povo, com as autoridades e com a oposição. Precisamos reconhecer o papel da oposição precisamos reconhecer o papel fundamental dos vereadores de oposição, e eu vejo aqui, por exemplo, os vereadores Guilherme Sampaio e Márcio Martins. A oposição mostra, muitas vezes, problemas que a base (base de apoio) não está conseguindo ver. E a partir daí, a base procura reconhecer o problema para que ele possa ser resolvido. Conto com cada um dos vereadores para fazer essa administração. Diálogo, determinação, vocação e vontade são os materiais que temos em nossas mãos para fazermos um bom trabalho”.

Então vejamos
A turma da esquerda e do centro-esquerda não foi à posse do Jair na presidência. Isso é democrático? É! Vou pronde quero com quem quero. A direita que assume o poder xinga tanto a esquerda de irresponsável que viu-se livre dessas presenças.
Vejamos como fica
Hora dessas, o Jair vai precisar de votos da esquerda para aprovar matérias, mas xingando todo o outro lado de ladrão, irresponsável, corrupto e tal, vai ter dificuldades. Uma oposição barulhenta, podem esperar.
Aqui, foi manso
Na Câmara de Fortaleza, a posse de Antonio Henrique foi tão mansa quanto a eleição, eis que a coisa lá foi chapa única, numa articulação do ex-presidente Salmito Filho que saiu pra ser deputado estadual.
Na Assembleia…
Tava lá o alto mundo da politica cearense. Cid Gomes, senador eleito, e Roberto Claudio, prefeito de Fortaleza, estavam nas duas posses, na de Henrique e na de Camilo Santana, reeleito.
Quem faltou
Dos novos deputados eleitos para os quatro anos, de 2019 a 2022,  a ausência de um foi a coisa mais comentada nos bastidores da casa. Salmito Filho está em Londres, pra onde viajou com a família.
Cinco cotações
Na bolsa de apostas para a escolha do novo presidente da Assembleia, circulam, hoje, cinco nomes; os veteranos Tin Gomes e Evadro Leitão. Zé Sarto é outro dos antigos a ter seu nome citado.
E mais…
São ainda falados, pelos próprios parlamentares, Sérgio Aguiar que está muito quieto com a situação do parlamento e o próprio Salmito Filho. Sobre esse, aumentaram as especulações, principalmente depois que viajou numa hora em que o furacão tá na mesa.
Prefeitura
Quem entende de política acredita que a situação, leia-se PDT-PT e seus coligados, tem como prioridade a escolha e um nome para ser candidato a prefeito daqui a dois anos. Será o fim do governo de Roberto Claudio, que não será mais elegivel.
Daí que…
A banda que toca o sonho de continuidade do poder na Prefeitura, joga as fichas numa possível candidatura do presidente da Assembleia a ser escolhido pelos colegas, lá dele, preferencialmente sem muita briga, como da última vez. Que deixou mágoas e cicatrizes.
Insegurança em Caucaia
A violência, em Caucaia, continua e faz mais uma vítima. Um homem foi assassinado a tiros dentro do Residencial José Lino da Silveira VI, do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Araturi, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter