segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Com a taxa de desemprego em alta, atigindo os 12,7% no primeiro trimestre do ano

Rubens Frota

Colunista - Economia

terça-feira, 21 de maio 2019

Imprimir texto A- A+

1Com a taxa de desemprego em alta, atigindo os 12,7% no primeiro trimestre do ano, aliada aos efeitos prolongados da recessão iniciada em 2014, a desigualdade de renda atingiu o nível mais elevado em sete anos, segundo levantamento da FGV. O índice de 0,627, medido no primeiro trimestre deste ano, é o maior desde o primeiro trimestre de 2012, início da série histórica, quando o número era de 0,608. Esse foi o 17o aumento trimestral consecutivo do indicador. No quarto trimestre do ano passado, o índice de Gini do rendimento domiciliar per capita do trabalho estava em 0,625. Após o primeiro trimestre de 2019, o indicador subiu para 0,627.

Mais consumidos
Pelo 7o ano consecutivo, a Coca-cola foi a marca de produto de consumo mais escolhida pelos consumidores no mundo e no Brasil, segundo levantamento da Kantar.

Marcas
Mais uma vez, a lista foi dominada por marcas de alimentos e bebidas e de produtos de limpeza e de cuidados pessoais. No Brasil, a Coca-Cola foi escolhida nas prateleiras pelos compradores 489 milhões de vezes, segundo o estudo. A marca foi seguida por Ypê (485 milhões de vezes) e Colgate (304 milhões de vezes).

Ranking
As 10 melhores classificadas foram: Coca-Cola; Ypê; Colgate; Italac; Tang; Nissin; Nescau; Soya; Piracanjuba e Vitarella.

Reestruturação
A Ford disse, ontem, que vai eliminar cerca de 10% de sua força de trabalho assalariada global, cortando cerca de 7 mil empregos até o final de agosto. A redução é parte de plano de reestruturação da segunda maior montadora de veículos dos Estados Unidos, para economizar US$ 600 milhões por ano.

Inflação
Os economistas das instituições financeiras elevaram a previsão de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que reduziram a estimativa de expansão da economia em 2019. As previsões constam no relatório “Focus”, divulgado pelo Banco Central.

Previsões
Para o crescimento do PIB deste ano, a previsão do mercado financeiro recuou de 1,45% para 1,24% na semana passada. Foi a 12ª queda seguida do indicador.

Crescimento
A divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo, registrou um crescimento de vendas comparáveis de 6,8% no 1o trimestre de 2019, acima da inflação do período e quase o dobro do crescimento do mercado.

Crescimento II
Com esse resultado, as receitas também tiveram uma significativa alta, ficando 8,6% maiores em comparação ao mesmo período do ano passado, e o Ebitda ajustado registrou um aumento de 12,1%, considerando moeda constante.

Crescimento III
De acordo com a companhia, os consumidores responderam positivamente às ações de marketing, mais alinhadas ao momento macroeconômico e perfil de consumo, sendo convertidas em aumento do volume de vendas. “Conseguimos capturar nos primeiros três meses do ano os benefícios da estratégia implementada no final de 2018 para aumentar o volume de vendas, ao mesmo tempo em que mantivemos os custos controlados. Essa equação de valor, alinhada à preferência do consumidor pela nossa marca, contribuiu para os sólidos resultados”, explica Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Nova marca
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, acaba de lançar a EDP Smart, divisão que reunirá todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. Considerando-se os resultados atingidos em 2018, o negócio já nasce com um Ebitda de R$ 180 milhões. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final, que receberá o investimento de R$ 10 milhões para a expansão de sua linha de produtos.

Nova marca II
O reposicionamento reproduz a estratégia, já testada em Portugal, de criar uma marca moderna e inovadora, de referência no segmento de serviços, que aproxime a Companhia ainda mais do dia-a-dia dos seus clientes, gerando oportunidades de negócios.

Nova marca III
“Estamos sempre atentos às mudanças no mercado de energia e procuramos nos antecipar às necessidades dos nossos clientes, de forma ágil e customizada. A criação da EDP Smart nos permitirá expandir as nossas atividades e explorar novos mercados. Temos como meta dobrar a participação neste segmento nos próximos anos, chegando a 12% do Ebitda em 2023”, informa Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP no Brasil.

Nova marca IV
“Com a criação da Área de Serviços para o Consumidor Final, passaremos a oferecer um pacote de produtos que trazem comodidade e eficiência para o cliente residencial, como as assistências para o lar, o carregamento de veículos elétricos e a geração de energia solar”, destaca Nuno Pinto, gestor executivo de Produtos e Serviços B2C.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter