quinta-feira, 18 de abril de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Como será?

Macário Batista

Colunista - Política

quinta-feira, 24 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

Tradição, e tradição não faz lei, mas regra, ensina que os partidos com maiores bancadas têm “direito” a alguns lugares na mesa diretora da Assembleia do Ceará, já comandada por PMDB, PSDB, DEM, Arena e por aí conta a História. Os tempos modernos parecem fazer com que isso se repita, como ficou acertado e anunciado que o deputado Zé Sarto seja eleito dia 1º de fevereiro que vem, o novo presidente da casa como por sinal anunciado depois de acordo com bancadas e tal. Acertada a cabeça, vamos ver como fica o corpo. O PDT, majoritário, hoje, quer também a primeira vice-presidência e a primeira-secretaria. A primeira vice tem poder e a primeira-secretaria é a prefeitura da Assembleia. Nota-se, com base em numeros, dados e análises que esses três lugares estariam destinados ao PDT. Só que outros partidos, com menor número de deputados também querem sentar no olimpo onde tenham as benesses dos postos. E mais: as disputas intestinas não param aí; há as comissões que dão empregos e poderes. Daí que, tirante os noves fora, a guerra na Assembleia, nos próximos dias, vai se acirrar ao ponto de mãe desconhecer bezerro. Vão contar muito as habilidades de Zezinho Albuquerque, o presidente que prepara os embalos e Zé Sarto, um silencioso articulador reconhecido como um verdadeiro fazedor de pazes e milagres.

Mirando o céu
Quem foi senador da república brasileira e um dia foi presidente do Senado sabe o céu na terra que é lá. Renan gostou tanto que quer de novo. E Tasso?
Articulação
Cid Gomes, ceaarense que teve pouca ou quase nehuma influência de Tasso na vida política é quem articula bloco anti-Renan pra eleger Tasso presidente. Ó tempora…
Desculpa de jacu
Aí, o Ceará leva de 1 a 0 do Ferroviário, no Castelão, em jogo valendo pelo campeoanto cearense e torcedores do Vovô alegam: Jogamos com juvenis.
E daí, Zé?
Assédio
Tá uma loucura o assédio ao povo eleito pros diversos parlamentos no Brasil. O desemprego e a busca de uma “garapa” somam-se como a fome a a vontade de comer.
Ouvindo o Gondim
O problema está nos pirangueiros. Recebem pra botar fogo em qualquer coisa e se dar bem com o mandante. Solução do tenente Gondim: exterminar o pirangueiro.
E mais…
Acabar com ônibus queimado? Proteger o ônibus com policial descaracterizado. Exterminadores do presente limparão o futuro e o terror do fogo.
Magoou
A turma da agricultura ficou pê da vida com Camilo Governador Santana. É que ele sancionou a lei que proíbe pulverização aérea em lavouras cearenses.
Lembrança
Lembram os da agricultura que hoje não se pulveriza mais de avião, mas de drone, com o veneno longe do ser humano, diferente da bomba costal. Vai render, dizem eles, quando os bananais de Barbalha quebrarem a produção.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter