quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Complexo de vira-lata

Macário Batista

Colunista - Política

quinta-feira, 27 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

Nosso Nelson Rodrigues morreu coberto de razão;o brasileiro tem complexo de vira-lata. Curva-se ao primeiro que lhe impõe, como num jogo de futebol, perder pra Alemanhã de 7 a 1. E ficamos felizes, aplaudindo a humilhação como favas defnitivas, contadas. E vou contar um exemplo muito recente que é pra gente não perder o foco da frase cunhada por um de nossos maiores cronistas. Quando ganhou a concorrência para ser dona do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, a alemã Fraport, a primeira coisa que fez foi apagar o nome de Pinto Martins, o filho iustre de Camocim que dá nome ao campo de aviação. Concessão por 30 anos, no meu juízo, é doação. Ainda mais como se deu. A Infraero deu o aeroporto pros alemães que alegam espertize mundial no assunto de fazer crescer, reformar, ampliar e tomar de conta da coisa como se fosse, e é dela. Foi então que os alemães foram aos bancos oficiais do Brasil e arrumaram uma montanha de dinheiro, emprestado a juros quase zero pra tocar as obras. Quer dizer… cê sabe do que tou falando. Pois bem: nesta segunda-feira os alemães chamaram as constituídas autoridades cearenses para mostrar o que foi feito até agora com o dinheiro brasileiro num próprio brasileiro, doado a eles por 30 anos. E foram lá, bateram palmas, e acharam lindo e se acharam no primeiro dos mundos, num aeródromo que se comparado tá no padrão do campo de aviação de Chattanooga, nas beiradas de Atlanta. E ninguém, mas ninguém mesmo disse uma palavra pra sugerir a volta do nome do Pinto Martins ou sequer lembrou que o dinheiro que está sendo gasto ali, vem de bancos oficiais brasileiros. Ê ê, Nelson Rodrigues!!!

Pauta pra amanhã
Convidado pelo LIDE Ceará, organismo de empresários, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, vai expor planos da Instituição, durante encontro com filiados e convidados, no Hotel Gran Marquise.

Reclamar
pro Papa
A Ultragaz cobra, na conta do gás que serve a edifícios, R$3,00 para ir ao medidor do consumidor e anotar quanto o idiota do consumidor vai pagar. Êita país absoluto!

Código Bombril
Hoje, (27) o projeto de lei complementar 006/2019, o Código da Cidade, poderá ser aprovado em redação final na Câmara de Fortaleza. Palavra do presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT).

Tia Lu? Ainda não.
Segundo Zé Guimarães não há nada de formal, ou concreto numa possível candidatura de Luiziane Lins pro lugar de Roberto Cláudio. O PT, dela, porém, jura que terá candidato.

Ninguém entendeu
Sem ter prova pra sustentar acusação o deputado Nezinho de “faccionista”, André Raspadinha em coletiva disse que o Cid isso, o Cid aquilo,o Cid aquilo outro. O Cid?

É assim
que é assim
O Ceará é o terceiro estado do País com a maior concentração de bilionários, tendo 15 nomes, segundo a edição da revista Forbes divulgada em 2018.

Perguntar, ofende?
Quantos desses bilionários assinariam documento como o assinado por bilionários americanos sugerindo que lhes fossem cobrados mais impostos sobre suas fortunas?

Agora vai
O presidente do PSDB de Fortaleza, Carlos Matos, será o candidato do partido  a prefeito de Fortaleza. Foi dito pelo presidente tucano no Ceará, o ex-senador Luiz Pontes. “Ele já está visitando bairros, fazendo a pré-campanha”, avisou.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter