domingo, 20 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Contribuição valiosa

Julieta Brontee

Colunista - + SUPLEMENTOS

sexta-feira, 14 de dezembro 2018

Imprimir texto A- A+

A nossa colega jornalista Silvana Frota, tem se mantido na produção de trabalhos relacionados com as administrações estaduais e dos municípios publicando, para isso, trabalhos de grande valia. Sua mais recente contribuição para a gestão do Ceará foi entregue, esta semana, diretamente ao titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, o “Guia Turístico do Ceará”. Trata-se de um minucioso trabalho de levantamento bem organizado de todas as atrações turísticas do nosso Estado, que são muito mais numerosas do que muitos imaginam.

Nesta sua orientadora sobre turismo para turistas do Ceará e para visitantes, o “Guia Turístico do Ceará” traz orientações em relação a todos os destinos turísticos estrangeiros, por conta dos voos que os ligam a Fortaleza, assim como dá minuciosos roteiros turísticos para visitantes nacionais e estrangeiros, mostrando, entre outros as 10 melhores praias, os municípios turísticos, e os principais hotéis da Capital e do interior. Entre as novidades do “Guia” está o “Roteiro Fortaleza a pé”, que proporciona sadia caminhada pelo centro histórico da cidade.

O “Guia”, além de outros detalhes preciosos, traz uma surpreendente novidade, e que mostra a sua modernidade, acompanhando os guias turísticos de outros países: sua apresentação está publicada em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Estamos, assim, diante de um trabalho da maior utilidade, e que deve ser adotado e utilizado pelos setores do turismo do estado, como também pelas prefeituras de municípios do interior, cujas atrações turísticas estão inseridas no “Guia”. Os donos de hotéis e de agências de turismo precisam dessa obra.

INTERIOR A PERIGO – Para o deputado Ely Aguiar (PSDC) o Ceará é hoje um Estado onde os seus municípios, sem exceções, acham-se a perigo, ameaçados pela ação audaciosa da bandidagem que, ao ser escorraçada pelas polícias do Sul e do Sudeste, escolheram o interior do Nordeste para assaltar suas agências bancárias e, com certeza, nos próximos passos as grandes empresas comerciais. Diante disso, Ely entende que, com os prefeitos sem recursos financeiros e humanos e os estados no limite, é preciso a União entrar, e já, em ação, inclusive com as Forças Armadas.

O GRANDE GONZAGA – Ontem, quinta-feira, 13 de dezembro, o vereador Idalmir Feitosa, do PR, lembrou o nome do sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga, que estaria completando 106 anos. Para ele, de tão importante para a cultura popular e para a música do país, a notável obra dele deveria ser transformada em matéria curricular. Isso diante das temáticas abrangidas por Gonzaga em seu repertório, em que se encontram elementos de história, geografia e sociologia do Nordeste, além de destacar a valentia do nordestino na luta contra as secas.

PINDAÍBA PETISTA – Quem acompanhou, nos dois últimos anos, a fartura de denúncias de açambarcamento, pelo PT, de dinheiro público, investigados pela Operação Lava-Jato, não acredita no que está sendo noticiado: depois de passar a mão por toda essa fortuna, o PT, dando balanço na campanha presidencial, descobre que tem dívida milionária. Por conta disso, a presidente Gleisi, suspendeu todas as viagens de dirigentes e de funcionários até segunda ordem. Além disso, está querendo “passar o sacolão” aos petistas endinheirados.
BELA ATITUDE – Ontem, 13, o comando da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas apresentou o Plano Jornada da Integração. Trata-se de uma atitude das mais elogiadas e louváveis, tendo-se em vista os seus objetivos para os quais se direciona o projeto, ou seja, a integração de todas as CDLs do Estado com a sociedade, visando o desenvolvimento dos bons programas sociais. A ideia, nascida por iniciativa dos pioneiros e dirigentes lojistas do Ceará são hoje referências, sendo imitadas pelas CDLs de todos os estados do Nordeste.

DESPEDIDA COM FÉ – Constituiu-se numa das mais comoventes demonstrações de fé, amizade e respeito por uma personalidade do nosso Estado a Missa da Ressurreição, celebrada na Catedral Metropolitana no sétimo de falecimento do empresário José Dias de Macêdo, presidida pelo bispo emérito de Limoeiro, dom Edmilson Cruz. Perante uma multidão de fiéis e admiradores de Macêdo, o cantor Paulo José e orquestra apresentaram uma sequência emocionante de músicas. Como ele foi um dos pioneiros da indústria da panificação, houve distribuição de ramos de trigo, depositados no Ofertório.

MANDANDO LENHA – Na tribuna da AL-CE, o deputado Ferreira Aragão (PDT), que não se reelegeu, fez pesadas críticas ao atual comando do Dnocs, cujos servidores terceirizados não recebem pagamento há mais de três meses, e que pedem socorro aos políticos. Ou seja, o Dnocs, apesar da sua importância, chega a uma situação humilhante para os que nele trabalham. Além disso, ele não dispensou uma farpa no sistema eleitoral hoje em vigência no Brasil. Isso porque, segundo lembra, não conseguiu permanecer na AL-CE, mas teve de ver eleitos mais de oito deputados menos votados do que ele.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter