quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Crise é pra ser debelada

Macário Batista

Colunista - Política

quinta-feira, 21 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

 

E estamos apenas no 52º dia do novo governo militar. Já deu bode de tudo quanto é lado. Filhote senador bateu com os costados na imprensa, essa nação de gente horrível, que vive a cutucar a vida alheia. Veio o Queiroz. Aliás, onde anda o Queiroz? A crise do Queiroz ainda não foi debelada. Apareceu o danadíssimo ministro do Turismo, que foi, não foi, balançou e virou boneco teimoso, aquele do tipo tocado pelo vento em porta de posto de gasolina. Esse ficou. Agora, mais recentemente, veio a onda do Bebianno. Parceiro de primeira água, companheiro de botar sentido nos dinheiros de campanha, conselheiro das horas difíceis, Bebianno não teve mesmo foi o aceite do filhote vereador. Bateram de frente. O veterano Bebianno deu uma pernada no filhote e o filhote pegou o beco. Bebianno, porém, ficou marcado pra morrer. Marcado, ferrado, laço se apertando no pescoço, até aparecer, sabe-se lá como, a ideia de que Bebianno, então feito ministro, estava com o inimigo, a Globo, dentro de casa. E mais: o filhote tratou de queimar o desafeto de forma a que o pai seguisse o agora líder da manada. Já viram pato voando em formação? A cada tempo de vôo um assume a liderança, o comando da flexa para guiar os demais. Só que o pato velho embarcou. E esculhambou com Bebianno, em defesa do filhote. E o resto você já sabe. Deu no que deu. Daí, a pergunta que, como no jogo do bicho, vale o escrito: e vai ficar por isso mesmo?

Frase. “A arma de fogo é um instrumento que foi concebido, no século XV, com um objetivo: matar.
A gente não tem como dourar a pílula sobre isso. E eu acredito muito que um controle de armas rigoroso é o que um país, que realmente defende a vida, que defende realmente valores e princípios, deve adotar”. — Do senador Eduardo Girão.

Chibata Moral da Nação. “Se ele (Bolsonaro) era a chibata moral da Nação, agora, o que tem ser explicado concretamente é a extensão desse laranjal que envolve o filho dele, senador Flávio Bolsonaro (PSL-Rio), o cheque do Queiroz (motorista) – de R$ 25 mil, para a primeira-dama e o alegado empréstimo que Bolsonaro teria feito com Queiroz e a ligação dele com as milícias”

Para o 1 e para o 2
Na beira da praia, defronte ao hotel mais famoso da cidade, onde ficam reis e presidentes, o tal do Caesar Park, alguém está construindo um prédio. Ao lado do prédio, cabines para fazer cocô e xixi. Na Beira Mar, na cara de todo mundo. Bom senso manda lembrança pro infeliz projeto arquitetônico.
Falar nisso..
No fim da Beira Mar, fica o simpático e arrumadinho Mercado dos Peixes. Visita impraticável. A catinga de lixo e de água de peixe estragado é um despotismo. Se de um lado tem o permissionário que não sabe se limpar, de outro, tem o usuário, sujo e mal lavado no quesito educação. Que horror!
Caldeirão
No Piauí, em Piripiri, tem um açude do Dnocs que se chama Caldeirão. São 54 milhões de metros cúbicos. Está em estado de calamidade, correndo o risco de ter a parede rompida.
Buracos na vida
Construído em 1936, nunca teve vida fácil. Feito pra irrigar terras piauienses, irrigou muita cachaça, como em certa ocasião que cheguei lá, para trabalhar e meu avião atolou na pista e quem eu procurava apareceu dois dias depois, curando a birita.
Nos peitos
Se a barragem do Açude Caldeirão estourar, leva Piripiri nos peitos o que põe em risco seus 62 mil habitantes, inclusive Dideca, famoso costureiro piauiense residente na cidade dos quatro Is, como chamava o saudoso governador Alberto Silva.
Carro a venda
Estamos disponibilizando, para negociação, o pequeno veículo que nos serve. Diante da ideia do prefeito Roberto Claudio de pôr à nossa disposição bicicletas e patinetes eléricos, quero ficar livre de multas da AMC, imagens do interior do meu carro, zona azul e IPTU. Diz que carro vai pagar IPTU.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter