quinta-feira, 27 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Das propostas vazias

Fernando Maia

Colunista - Política

segunda-feira, 03 de setembro 2018

Imprimir texto A- A+

 

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, falando sobre a decisão do TSE que afastou da disputa presidencial o ex-presidente Lula, diz que, embora traumática, a posição daquele tribunal tem pelo menos a virtude de impedir a continuidade das incertezas e tumultos às vésperas do primeiro turno. Mesmo assim, há outro problema muito mais grave e que amplia a descrença e as incertezas de milhões de eleitores brasileiros. Trata-se da ausência de propostas claras, objetivas e praticáveis, da parte de todos os candidatos ao Planalto. Estão faltando projetos de governo e até lemas com que se apeguem os estrategistas. Como exemplo, tomemos a campanha presidencial de 1955, quando Juscelino, do PSD, venceu Juarez Távora, da UDN; Adhemar de Barros, do PSP; e Plínio Salgado, do PRP, com um dístico simples que virou “mantra”: “Energia, transporte e alimentação”. Ele não resolveu todos os problemas desses setores, mas andou perto da promessa de fazer o Brasil “crescer 50 anos em 5”. Na disputa deste ano, temos candidatos engalfinhados em ataques virulentos enquanto o País fica refém do crime organizado, dos políticos e empresários corruptos.

Frente feminina. Antes discreta na sua tarefa de tesoureira da Executiva Nacional do PMDB, Mônica Paes de Andrade que tem no sangue honroso DNA, une-se, como esposa do senador Eunício, à vice-governadora Isolda Cela e a primeira-dama do estado Onélia Santana, para a formar a frente de defesa dos direitos da mulher no Ceará.

Dúvidas . Com a saída de Lula da disputa presidencial, indaga-se se o governador Camilo que não tinha compromisso com Haddad, anunciará seu apoio a campanha de Ciro Gomes ao Planalto.
Discriminação . Demorou, mas veio à tona a revolta de políticos a distribuição do Fundo Eleitoral, ao qual, segundo candidatos do PSB-CE, só tem direito candidatos que são donos de mandatos.
Recuando . Após afirmar que o Governo do Estado tem condições de dar segurança ao pleito de outubro, Camilo pensou melhor e oficiou pedido de tropas federais.

Crime organizado . Sobre o uso de forças federais para Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú, foi parecer do MPE, alertando sobre campanhas financiadas pelo crime organizado.
Importância . Antes colocado em segundo plano pelos presidenciáveis do PSDB, o Ceará, graças à necessidade de esse partido ganhar mais espaços no Nordeste, passa a ser importante.
Estranhíssimo . Soa estranho o senador Eunício Oliveira, reconhecido como inimigo pela malta do Pedro Stédile, do MST, juntar-se a eles para proclamar “Lula livre!”
Tiro no pé . O presidente nacional do PDT, Lupi, comete o que chama de um “tiro no pé” do candidato Ciro Gomes, ao admitir que este, se eleito, dará o indulto ao “meu velho amigo Lula”.
Caminho único . Em Fortaleza, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchese afirmou para empresários que o único caminho contra o desemprego em massa é o do ensino médio profissionalizante.
Fiel.
Com o apoio do governador Camilo, o vereador Acrisio Sena será mais um eleitor fiel ao Palácio da Abolição contra surpresas na eleição da futura Mesa da AL.

“Uma das piores qualidades ditadas pelos maus políticos aos brasileiros, é a falta de respeito por decisões irrevogáveis da Justiça”. Ministro Luís Roberto Barroso, do TSE e STF.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter