quinta-feira, 18 de abril de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

“Deputada de Bolsonaro” pretende presidir a CCJ

Cláudio Humberto

Colunista - Geral

quarta-feira, 06 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

Em briga de rua não
se luta judô
Deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), definindo o corpo a corpo na Câmara

Após a eleição da mesa diretora, os holofotes se voltam, agora, para a definição da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara dos Deputados. Pelo critério da proporcionalidade, o cargo deve ser ocupado por um parlamentar do PSL, o partido do presidente. A favorita do governo é Bia Kicis (DF), talvez a deputada mais ligada ao presidente Jair Bolsonaro para além dos seus próprios filhos.

CCJ é vital
Governo que não tem aliados no comando da CCJ corre o risco de paralisia e de falência múltipla de órgãos. Daí a grande importância do cargo.

Kicis é preparada
Dona de grande saber jurídico, aperfeiçoado na longa carreira de procuradora, Bia Kicis enfrenta ao menos duas outras candidaturas.

Jovem rival
O principal na disputa para presidir a CCJ é Felipe Francischini (PR), de apenas 25 anos, filho de Fernando Francischini, dirigente do PSL.

Café com leite
Deputados federais de primeira viagem, Delegado Marcelo Freitas (MG) e Coronel Tadeu (SP) correm por fora na disputa interna do PSL.

Puro deboche
A Vale reservou R$ 35 milhões para distribuir indignos R$ 100 mil a cada família dos presumíveis 350 mortos pela barragem da Vale.

O que é ruim…
Esta coluna perguntou à Vale claramente quanto vai custar seu “comitê
Independente”. Sua resposta: “Esta informação não está disponível”.

Cadeia à vista
A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) propôs CPI para investigar a catástrofe da Vale. “Quero botar malandro na cadeia”, disse ela.

Saúde indígena
Tenente do Exército Brasileiro e dona de um currículo invejável, Silvia Nobre deve assumir o cargo de titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde. Silva é índia da etnia Waiãpi.

Chás de cadeira
Políticos experientes andam preocupados com o tratamento concedido no Planalto a deputados e senadores aliados do Governo. Não é bom para quem precisa votos para aprovar a reforma da previdência.

Querosene mais barato
O Governo de São Paulo reduziu o ICMS do querosene de aviação de 25% para 12% e as empresas. aéreas se comprometeram a criar 490 voos semanais. O Governo do Distrito Federal também reduziu o ICMS.

Experiência no mister
O chanceler Ernesto Araújo cedeu a diplomata Carla Barroso Carneiro ao Ministério da Cidadania. Ela tem experiência. Nos governos do PT, trabalhou com denodo na Casa Civil e com Aloizio Mercadante, no MEC.

Ministro fora
Carlos Alberto Decotelli foi enfim nomeado presidente do Fundo Nacional da Educação (FNDE), nesta terça-feira (5). A indicação não passou pelo crivo prévio do ministro da Educação, Ricardo Vélez.

Parceiro seguro
O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, visitou o ministro Augusto Heleno (GSI), esta semana, para tratar de avanços na parceria e cooperação dos dois países na área de segurança.

Carteira na mão
A expectativa de dias melhores foi observada no aumento de 5% nas emissões de carteiras de trabalho ano passado: cinco milhões, segundo o Ministério da Economia. Agora, só faltam os empregos.

Barragens em risco
Das 24 mil barragens, 3.543 estão na categoria de risco e 5.459 com dano potencial associado. As demais 723 são classificadas como alta categoria de risco e de alto dano potencial associado.

Pensando bem…
…a disputa de sábado foi a segunda eleição do governo Bolsonaro.

Na primeira sessão da legislatura do Congresso, o cabeludo deputado Babá (Psol-PA) foi à mesa pedir para falar. Esbarrou em ACM na presidência: “Qual é o seu nome?” Após o parlamentar se identificar, o desconfiado babalaô ainda confirmou sua identidade ao secretário da mesa. Depois, se voltou ao então deputado do Pará com a conhecida voz arrastada, quando queria caprichar no deboche: “Está certo, seu Babá…”

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter