terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Deputados cumprem reta final e não voltam em 2019

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

quinta-feira, 08 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

Os deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC ou DC) e Tomaz Holanda (PPS) estão entre os 17 parlamentares que cumprirão o restante do atual mandato (31 de Janeiro vindouro) e não retornarão ao Legislativo Estadual a partir de primeiro de Fevereiro de 2019. No caso do deputado Ely, ele não conseguiu a reeleição e, quanto a Holanda, candidatou-se Deputado Federal e também não conseguiu êxito. Menos ruim para Tomaz Holanda, pois, sua esposa deve assumir vaga na Câmara Municipal de Fortaleza e se efetivar pelo restante do mandato, beneficiada com o resultado da recente eleição quando se elegeram vários vereadores (3 para a Assembleia) e um para Câmara Federal.
Saiba mais – Além do deputado Ely Aguiar igualmente não foram reeleitos: Manoel Duca, Ferreira Aragão (PDT); Bethrose e Lucílvio Girão (PP), Mário Hélio (Patriota, ex-PEN 51). Não disputaram a reeleição e nem se candidatam a qualquer outro cargo: Joaquim Noronha, Roberto Mesquita, Odilon Aguiar, Gony Arruda, Mirian Sobreira e Dedé Teixeira. Foram candidatos à Câmara Federal e se elegeram: Capitão Wagner (PROS) e Robério Monteiro (PDT). Também se candidataram a Federal e não se elegeram, Tomaz Holanda, já mencionado, e Raquel Marques, do PT.

Ensino em Caucaia – Desde a última segunda-feira,05/11 e até 30 do corrente mês, toda a rede municipal de ensino de Caucaia passará por um diagnóstico fruto de parceria entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). A análise incluirá alimentação escolar, aspectos de infraestrutura, aspectos pedagógicos, com inclusão e programas do Governo Federal. Trata-se do projeto chamado Ministério Público pela Educação de Qualidade-MPEDUC, desenvolvido, em grande parte, com base na aplicação de questionários a serem preenchidos pelos gestores escolares.Com base nas respostas, será possível identificar as falhas da apolítica pública de Educação e orientar as ações do MPCE na cobrança dos problemas apontados pelas escolas.

Vem do Rio – Registre-se que, esse sistema nasceu no Rio de Janeiro e obteve expressivo sucesso e, por isso, tem se espalhado pelo Brasil. Chegou a Caucaia pelas mãos da procuradora Camila Bezerra Leitão, da Vara da Infância, da Adolescência e da Educação, e do juiz da 13a. Vara da Infância e da Adolescência, Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, que coordena o projeto no Ceará. Em termos da gestão Naumi Amorim, o evento de lançamento do diagnóstico aconteceu no Centro de Formação e Avaliação Therezinha Lima (Cemfa), onde a secretária interina da Educação, Regiane Oliveira, recebeu os dirigentes das escolas públicas do município para se engajarem no programa.

Antes da viagem – O governador Camilo Santana que empreende viagem a Roterdan, na Holanda, a partir desta quinta-feira (08), passando o Governo mais uma vez à vice, Izolda Cela, visitou as obras estruturantes que compõem o trajeto entre os portos do Mucuripe (em Fortaleza) e Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A visita, na última segunda-feira, percorreu a ponte da Sabiaguaba, a Rodovia CE-010 e o local onde vai ser construído o viaduto na CE-040. Camilo ainda passou por toda a extensão do Anel Viário, até o entroncamento de Maranguape com Maracanaú, percorrendo também as obras de duplicação da BR 222 e as obras de extensão do Porto do Pecém. Ou seja, o cara não tem preguiça. Parabéns!

Sempre em atividade – O excelente radialista e jornalista Wilton Bezerra, um dos maiores comentaristas do setor esportivo que conheço (e meu ex-colega de Televisão Educativa, nos tempos do Governo do nosso amigo Gonzaga Mota), cada vez mais modernizando seu contato com o grande público. Acaba de lançar canal novo no Youtube. Com experiência de mais de 50 anos no rádio esportivo e na TV cearense, WB no seu vídeo de estreia, ele mesmo conta como vai ser essa nova experiência. Vale a pena conferir, acesse: youtube.com/jogandonabola

Pousada Sereia do Mar – Garante o nosso repórter José Airton (colaborador dos nossos espaços jornalísticos há quase vinte anos), que a Pousada Sereia do Mar, na Praia de Caetanos, município de Amontada, é um dos mais cobiçados locais para repouso e também para divertimento. Lembra que dia 17 vindouro (terceiro sábado de novembro), ocorrerá ali um grande show com Wagner Moral e Boêmio do Acordeon. Imperdível, se informe.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter