segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Descarbonizando o setor elétrico

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 13 de junho 2018

Imprimir texto A- A+

A geração de eletricidade por termelétricas a carvão no Brasil não é expressiva (menos de 3% da geração total em 2016), mas a resistência em desligá-la é grande. Existem dois polos do carvão hoje no País. A região mais tradicional fica perto das minas do Sul do País, onde se localiza o complexo Jorge Lacerda, em Santa Catarina, e as térmicas da região de Candiota, no Rio Grande do Sul. A Engie está tentando vender os 1,2 GW de Jorge Lacerda e a UTE Pampa Sul, sem sucesso até agora. No Nordeste estão as três projetadas por Eike Batista, duas em Pecém, no Ceará, e uma em Itaqui, ao lado de São Luiz do Maranhão. O carvão do Sul do país emprega cerca de cinco mil pessoas e a associação patronal tem nestes empregos seu principal argumento para resistir ao fechamento. Já o carvão queimado no Ceará e no Maranhão é importado de uma mina na Colômbia que também era de Eike Batista. Desativar estas usinas parece ser muito mais uma decisão política do que econômica. Consultados, especialistas brasileiros dizem apoiar o fechamento das térmicas a carvão, embora divirjam em relação às térmicas a gás. Dado o crescimento acelerado da eólica e da fotovoltaica, a geração a carvão é perfeitamente dispensável. Fechar as térmicas a carvão é um primeiro passo importante para reduzir as emissões do setor elétrico.

Coisas de
Francisco
O Papa Francisco convidou os CEOs das grandes petroleiras privadas para uma reunião de dois dias.

Direto ao ponto
Ele foi duro ao dizer que, por conta das mudanças do clima, as petroleiras têm que colocar em seus planos o abandono do petróleo e a migração para as fontes renováveis.

Desculpa
de jacu
Antecipando a tradicional desculpa destas empresas – “o petróleo é necessário para tirar bilhões de pessoas da pobreza” – Francisco disse que a energia para eliminar a pobreza e a fome tem que ser limpa.

Desejo
“Nosso desejo de garantir energia a todos não pode levar ao efeito indesejado de uma espiral de extremos climáticos devido a uma catastrófica elevação da temperatura”, disse.

Peixe frito
A Capitania dos Portos, em Acaraú, apreendeu 25 toneladas de peixes que teriam sido pescado irregularmente. O fruto da apreensão foi doado para a Escola de Aprendizes Marinheiros, em Fortaleza.
Preguiça ou
incompetência?
Estão mudando parte do piso da Avenida do Canal, já chegando ao balão da Aguanambi, de quem vem do Porangabussu. Ainda que fosse toda a avenida o prazo de 30 dias pra ficar pronto… Sei, não.

Congresso
A Aceji – Associação Cearense de Jornalistas do Interior está recebendo inscrições para o XVI Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, agendado para 29 de junho a 1o de julho em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza.

XII Festival
da Lagosta.
A programação, que junta no mesmo caçuá gastronomia, arte e cultura, acontecerá de sexta a domingo próximos, a partir das 19 horas. Nas praias de Barreira e Redonda, em Icapuí, pras bandas do litoral leste.

PCdoB bota
bloco na rua
“Dia Nacional de Mobilização Militante – Ocupa as Cidades”. Na ação, a militância comunista ocupará as ruas de todas as cidades onde o PCdoB está organizado para divulgar suas propostas e os nomes de seus pré-candidatos.

outros destaques >>

Facebook

Twitter