quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Diaraqui que hoje é fake

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 27 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

É histórico. Diz que houve uma época em que vários personagens da história política do Ceará, no declínio, a cada dois anos, passavam um livro de ouro junto a sociedade, buscando recursos para “suas” próprias candidaturas. Eram candidaturas “diaraqui”, o que hoje o canelau chama de fake. De tão repetidas, virou uma prática quase juvenil de tomar algum de alguém pelos próximos dois anos. Sempre de olho no Legislativo, anunciavam as tais candidaturas de faz de conta. Com o financiamento público de campanha, diria o moleque cearense, morreu Maria Preá, o conto do vigário mais conhecido nos últimos anos cabeça-chata. Só que alguém teve a esperteza de reinventar a candidatura de faz de conta e aplicou o golpe usando essa tal de ridícula cota obrigatória de mulheres candidatas. Na verdade essa estória de cota é um troço ridículo em todas as instâncias. Não fazem escolas de qualidade para todos e inventam cotas para quem não tem acesso a uma que preste, como pretos e pobres. E paremos por aqui que tem cota demais a ser citada. Então, a novidade é; chama a Maria das Couves e candidata o nome dela a deputada estadual, por exemplo. Na véspera da eleição joga uma ruma de dinheiro no nome dela, faz ela repassar para uma gráfica que fica com uma ponta, inventa uma nota fiscal de tantos milhões de santinhos impressos e nos dá, a nós estrelas-guia do partido, a parte que nos toca nesse latifúndio financeiro que veio do financiamento público de campanha. Dinheiro oficial. Como a mentira tem pernas curtas, o cão atenta e o ferro entra. Alguém denuncia e o MP Eleitoral vai à caça. E acha. No Ceará acharam também. Vale um ingresso para uma cadeiazinha ou um vale transporte pra nunca mais ser candidato? Perguntar não ofende.

As forças
do atraso
Pois o governo resolveu que, sem deputado afagado não conseguirá aprovar coisa alguma. Exemplo? Federais do Ceará vão começar a receber benesses pelo voto.

Espere só
um pouco
Quando você vir as próximas nomeações do segundo escalão em cargos públicos no Ceará,contabilize os empregos na coluna haver ou, se quiser, na dever. Novidades!

Na entrada
pro urânio
Em Itatira moradores fecham a CE-366 que dá acesso ao município, no Sertão Central do Ceará. Reivindicam reformas nas rodovias que é um buraco só.

História salva
O convite formal do Governo do Ceará para a solenidade de implantação do voo comercial da Azul para Aracati, terminou por salvar a história.

Coisa
errada
Havia a informação de que sairia o nome de Aeroporto Dragão do Mar para ser batizado de Aeroporto de Canoa Quebrada. Parece que era falsa a notícia.

O convite
No convite enviado em nome do Governador diz: Aeroporto de Canoa Quebrada-Dragão do Mar.Ufa! Salvos. Em Jeri tentaram esconder comandante Ariston Pessoa.

Pequenês
Tudo isso não passa de coisa de gente de cabeça pequena, sem compromisso com a história e seus personagens, Como Chico da Matilde e Ariston Pessoa de Araujo.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter