terça-feira, 16 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Dificuldades à beira mar

Macário Batista

Colunista - Política

segunda-feira, 01 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

Jijoca de Jericoacoara, cidade criada de chão desmembrado de Acaraú, quando da administração do prefeito Duquinha, vive tempos difíceis depois de passar por tumultuados mandatos prefeiturais. Com o crescimento internacional e a fama mundial da praia de Jericoacoara, que eu mostrei ao mundo pela primeira vez na televisão, em reportagem que fiz para o Fantástico, da Rede Globo, todo mundo cresceu os olhos pra praia e pra sede do município. Na praia, em Jeri, já quase não se fala português. Os empresários são basicamente todos estrangeiros e não se sabe como, quando ou de que chegaram ao lugar. A origem de seus dinheiros e se suas certidões seriam negativas junto à imigração brasileira. Na sede, prefeitos se sucedem e, de vez em quando, provocam pepinos pro povo descascar. Agora, por exemplo, pra entrar em Jeri, o nativo tem de mostrar identidade de que nasceu lá. Tudo porque o não-nativo tem de pagar 5 reais por dia pra chegar à velha Jeri e sua pedra furada. Aliás, essa taxa está prestes a saltar pra 20 reais conforme corre pelas mal tratadas ruas da vila. Acomodada no colo da Prefeitura, a Câmara Municipal nunca reage. Ao contrário, pactua, na atualidade, com o que demanda da Viúva e faz o que lhe mandam do Paço. É um triste exemplo de tantos outros municípios que vivem a reboque da grana e do Poder Executivo, quando não, de liderança forte e esmagadora do tipo ou tá comigo ou tá “contramigo”.

Teatro da Ribeira dos Icós todo restaurado
O Teatro da Ribeira dos Icós, órgão da Prefeitura Municipal de Icó, é o mais antigo teatro do Ceará. Inaugurado em 1860 e remanescente da fase áurea da cidade como centro de atividade econômica, baseada na criação do gado, no cultivo das vazantes do Rio Salgado e no comércio, durante o final do século XVIII até meados do século XIX, o prédio foi tombado em 1983 pelo Estado como patrimônio histórico e artístico. Sensivel, a prefeita Laís Nunes mandou restaurar. Será entregue a 5 de julho.

Braziililililil!!!
Repórter questiona o motoqueiro sem capacete. O homem responde que não usa, não vai usar; nem tem. “É que não temos aqui o hábito do uso. E não tem fiscalização”. No coração de Santana do Cariri. E complementou: “Isso é Brasil”!

Voltou
Esteve suspenso o voo direto da Gol, ligando Fortalezaa Orlando, nos EUA. Os voos voltaram. São nove horas de ida, 8h20 de volta. Boeing 737-8. Não é o quengado.

O rolo do PSL
No Ceará, o PSL tem é sofrido. Primeiro, houve um arranca-rabo entre as cabeças do partido no Estado, restando que o deputado federal Heitor Freire acabou ganhando.

Desancando
Freire, por estar mais próximo do poder central do partido, acabou por deixar de lado André Fernandes e Delegado Cavalcante, os deputados estaduais da sigla.
Choro e ranger
de dentes
Pro Delegado Cavalcante, o presidente estadual, Heitor Freire, cria problemas, inclusive de ética partidária. André Raspadinha Fernandes,diz Delegado, não lhe dá trabalho.

Conselho
O PSL vai ter de promover a defesa do filiado André Fernandes, já denunciado ao Conselho de Ética da Assembleia, por PSDB e PDT. E vem aí o PT querendo seu sangue.

Com Sarto
Não vazou uma linha do encontro de André Fernandes com o presidente da Assembleia, José Sarto. Como disse em coletiva, no Comitê de Imprensa da Assembleia, não vai se desculpar de nada do que falou.Teria repetido isso pra Sarto?

A mais mais
A Beira Mar de Fortaleza será a mais bonita e a mais moderna do Brasil. Palavras do prefeito Roberto Cláudi, num instante de… sei lá.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter