domingo, 20 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Dúvidas e certezas

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 11 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

Olhe aqui, bem nos meus olhos; cê já leu Kant? Immanuel Kant, o filósofo alemão? Como diriam os congelados da novela das 8, de certo que não. É que Kant é leitura de doido, de gente maluca que vive no mundo da Lua, analisando equações filosóficas que não são mesmo para entendimento de reles mortais. Pois bem; um dia, numa conversa longa, penosa, agradavel, inteligentíssima, leve e pesada, fomos do nada a Deus. Eram eu, um reles mortal, como aí acima citado e o filósofo cearense, um dos mais importantes do mundo conteporâneo, professor doutor Djacir Menezes. Sua sala de trabalho mal o cabia, sufocado por livros e livros e livros. Lidos e anotados.

Agora, cê imagina nesse embiente sagrado, mais eu e um cinegrafista. Este, o cinegrafista olhou em volta e me disse: Esqueça que eu existo. Faça sua conversa e me esqueça. Foi um dos momentos mais ricos da minha vida de repórter, de jornalista, começada lá no distante 1960. Como disse, falamos de tudo. Dois momentos me marcaram sobremaneira; primeiro, o professor Djacir respondeu quando perguntei sobre sua relação com Deus, ele passou a bola pra mulher dele, dona Maria Estela Pontes Menezes: “Esse departamento, a Maria Estela cuida”. No outro momento foi quando perguntei sobre como seria o comportamento de um filósofo que, como ele, tenha uma dúvida tão grande que lhe faça a inteligência bater no topo do cérebro: – Voltamos a Kant, respondeu. É aí que está meu gancho para sugerir que voltemos a Kant para nos avaliar, não sem antes passarmos por Darwin. Charles Darwin, o autor da Teoria da Evolução e Mutação.

Em seu livro de 1859, “A Origem das Espécies”, ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Essa se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente “A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo” e “A Expressão da Emoção em Homens e Animais”. Pois bem: então, fico embatucado. Bati com a inteligência no teto. Se o homem vem da mutação e essa se cria na oriem das espécies, permitam-me voltar a Djacir Menezes, cutucar Darwin e reler Kant. Se estamos evoluindo, nós, humanos, para onde estamos indo em mutação? Que diabos de espécie tão ruim é esta em que nos estamos tornando? Em que diabos de coisa tão má e miseravel estamos nos transformando? Juro que vou tentar reler o que ví lá na juventude; A Crítica da Razão Pura principal obra de teoria do conhecimento do Immanuel Kant, e ainda a Crítica da Razão Prática e a Crítica do Juízo. Na verdade devo estar procurando as razões puras, práticas e de juízo pra discutir isso com vocês. Devo estar ficando louco.

Frase. “Agir em conjunto sem jogo de empurra é um grande passo para dar a resposta que os brasileiros tanto pedem”. — Jair Messias sobre segurança pública e sem precisar citar o drama do Ceará.

A mesa

Daqui pra frente Zé Sarto, ao ter a escolha confirmada para presidir a Assembleia do Ceará, deverá arrumar os lugares à mesa diretora. Entre outros pretendentes do PDT, como Tin Gomes e Sérgio Aguiar além de Antonio Granja e Audic Mota, hoje primeiro-secretário. Mas, não deixe de fora o senhor Leitão, hoje líder do Governo.

Assembleia, como fica
No começo da semana havia nome de sobra na “disputa” pela presidencia da Assembleia Legisltiva do Ceará.

Mais de cinco
Já não dava pra contar nos dedos de uma só mão quem estava no páreo. Tinha do goleiro ao ponta-esquerda, e todo mundo entre os 14 do PDT.

O PDT
Majoritário, faz regra do jogo ter a presidência, a primeira vice-presidência e primeira-secretaria. Primeiro-vice é bom e primeira-secretaria é a prefeitura da casa.

Aí, então…
Na noite de terça-feira, se anuncia via blogs e notas de rádio, que o deputado Zé Sarto, velho pedetista seria o escolhido. Seria o próximo presidente.

As razões
Quem postou fala num acerto partidário. Fala também que o nome ainda vai ser levado ao governador e mais; que Cid e Ciro abençoaram -ou indicaram- Zé Sarto.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter