sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

É preciso conter Bolsonaro

Fernando Maia

Colunista - Política

sexta-feira, 06 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

A iniciativa do presidente Jair Bolsonaro contra Michele Bachelet não terá sido a mais feliz ou a mais apropriada para quem vinha sendo duramente criticado pela imprensa internacional, depois do episódio com a primeira-dama da França. A falta de bom senso deixa vulnerável o Presidente para dirigir-se a outra pessoa, com expressões impróprias de um chefe de Estado. Não cabe ao Governo, através do seu chefe, suscitar emoções e sim apaziguá-las com serenidade e palavras tranquilas, seguras e metódicas, para evitar explosão de melindres. Nenhum governo dos que foram agredidos pelo senhor Jair Bolsonaro quer enfrentá-lo no terreno da ignorância em que ele coloca o debate. Qualquer governo onde prevaleça o equilíbrio, manifesta-se através de comunicados bem administrados pela sua chancelaria diplomática, para evitar que deslizes possam deixar de ser adequados aos comunicados entre povos e nações. É necessário conter o presidente Bolsonaro, para evitar que a força das suas palavras operem inadequadamente mundo afora. Faz-se necessário evitar decisões tomadas no degelo das emoções fatais.

Luizianne, a estrela vermelha. A deputada Luizianne Lins, ao que se informa, tem evitado vir ao Ceará, neste primeiro momento que antecede a sucessão municipal. Prefere que os seus correligionários aqui instalados se adiantem no processo para que ela possa se manifestar no momento oportuno. Arma-se com tolerância e espirito de entendimento, desde que a maioria do partido fique a seu lado. A bem da verdade, dificilmente o PT poderá apontar alguém melhor que ela.

RC brinca. Quanto ao prefeito Roberto Claudio, melhoraram as suas perspectivas, na medida em que nomes mais conhecidos começaram a surgir fortes como candidatos. Observava-se, ontem, na Assembleia Legislativa, que RC brincou de fazer indicações. Os verdadeiros nomes dessa disputa serão apresentados mais adiante.
Salmito, o melhor. No PDT especulam-se várias candidaturas, desde o puro sangue André Figueiredo aos irmãos que vieram da corrente aliada. E é daí que sairão os nomes fortes, com o deputado Salmito Filho liderando a relação abençoada pelo Palácio da Abolição.
O Julgamento do século. Nenhuma decisão foi tomada ainda para punir ou perdoar o deputado André Fernandes. Nesse momento o Poder Legislativo tem sido grandioso para se pronunciar sobre um episódio que balançou a sua estrutura. A decisão final jaz no Conselho de Ética.
Negocio ruim. O deputado Carlos Felipe não anda nada satisfeito com alguns colegas que estão tratando o seu Crateús como a praga que o Ceará teve de receber em troca de um pedaço do seu litoral para o Piaui. Mas é verdade que o negócio foi dos piores para o nosso estado.
Charneca. Charneca, segundo o Aurélio, significa terra inservível, péssimas para agricultura ou pecuária. Pois foi o que o Ceará recebeu em troca do Rio Parnaiba, e seu maravilhoso delta, para ceder ao Piaui uma saída para o mar. Foram 80 km de praias lindas e um rio perene…
Soberania. No âmbito federal, a crise colhe o Governo, depois de um episódio que fortalecera a autoridade do Presidente tanto na área militar quanto civil. As queimadas da Amazônia deram a Bolsonaro um ponto de convergência graças a uma palavra mágica: soberania.

“O maior gesto de amor cristão é a política bem feita. Só a política pode promover justiça com equidade e democracia”. Deputado Salmito Filho.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter