sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Eleições e segurança

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 30 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

 

Embora muito se venha falando sobre a garantia de segurança no pleito de outubro, ainda pairam dúvidas em relação ao assunto. Conforme foi anunciado, tudo estaria certo para o envio, pelo Ministério da Segurança Pública, de tropas federais para Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. Esse assunto ainda deverá ser resolvido entre o Governo do Estado e o TRE, como se sabe, na próxima semana. A decisão, ao que se sabe, não tem apoio consensual não só de lideranças interioranas, como também de outros candidatos ao Abolição.

Governador Camilo Santana, assegura que o Estado dispõe de condições suficientes para garantir a paz no pleito, em todo o Ceará, com suas próprias forças policiais. Sobre o problema, o general Guilherme Theophilo, candidato do PSDB, com larga experiência nesse campo, tem repetido que num estado onde as facções criminosas ocupam cada vez mais espaço, não se podem reduzir a apenas cinco cidades aquelas que poderão contar com forças federais. Tem lógica, já que, em outros tempos e pleitos, a preocupação era apenas com a rudeza da rivalidade partidária, enquanto hoje é necessário estar atento à ação do crime organizado, que estende os seus tentáculos em todos os rumos, incluindo o campo político, visando eleger quem defenda os seus interesses deletérios.

Desafogando. As atenções do País, e dos que fazem a Justiça, encontram-se voltadas para o empenho da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, que pretende consolidar a Lei do Recurso Repetitivo, na tentativa de desafogar mais de 80 milhões de processos acumulados no País.

Modelo . De olho no modelo dos Estados Unidos, onde o ensino médio capacitante cresce a cada dia, os deputados José Airton (PT) e Danilo Forte (PSDB) defendem reforma do setor no Brasil.
Empenho . Confiante de que chegará à Câmara Alta, o ex-governador Cid Gomes se desdobra em outro empenho, ou seja, o crescimento do irmão Ciro nas pesquisas, já na próxima semana.
Mirando adiante.

O senador Eunício Oliveira, além de confiar firmemente na sua reeleição, tem como objetivo ser reconduzido à presidência do Senado Federal. Ninguém poderá negar sua atuação naquele cargo.
Boa nova I . Boa nova para Fortaleza. O prefeito RC esteve, ontem, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, visando o modelo de gestão social da instituição para implantar em Fortaleza.
Boa nova II . Outra boa notícia sobre saúde para Fortaleza. Segundo dirigentes da Fiec, esta se engaja no projeto da CNI, visando uma grande reforma nos planos de saúde.
Agora vai! . Com grande votação na Ibiapaba, Salmito Filho é tido, agora, para lideranças daquela região, como a garantia de que o projeto delas, de Região Metropolitana, vai mesmo sair.
Sem Narcílio . Ficou mais pobre ontem o bairro do Montese e a História da Política de Fortaleza, tendo em vista o falecimento do ex-vereador Narcílio Andrade, inesquecível presidente da CMFor.
Duro de roer . Segundo opinião geral, o presidenciável Jair Bolsonaro, na base do “pau-pra-lá-pau- pra-cá”, enfrentou e não perdeu a entrevista-duelo para a dupla Bonner – Renata, no JN.
Espantoso . Sob o ponto de vista do deputado Carlos Matos (PSDB) causa espanto a notícia de que, com toda a criminalidade o Rio de Janeiro é apenas a 23ª capital mais violenta, enquanto Fortaleza é a 3ª.
Papelão . Talvez sem autorização de Lula, o “chanceler do bolivarianismo”, Celso Amorim, pediu ao papa Francisco declaração de apoio a Lula. Na resposta, o Pontífice pediu que Lula reze por ele!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter