31 C°

domingo, 17 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ensinando os políticos

Julieta Brontee

Colunista - + SUPLEMENTOS

sexta-feira, 01 de dezembro 2017

Imprimir texto A- A+

Na tarde de quarta-feira, 19, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, ocorreu uma das homenagens mais justas e mais tocantes já vistas naquela Casa, quando, por iniciativa dos deputados Agenor Ribeiro (PSDC) e Walter Cavalcante (PDT) foi saudado o 10º aniversário do “Lar Amigos de Jesus”, fundado e dirigido pelas freiras católicas Ir. Conceição e Ir. Lourdes, cujo trabalho é um exemplo para todos os que ainda acreditam que a bondade humana é capaz de fazer milagres. O “Lar Amigos de Jesus” funciona na Rua Ildefonso Albano, 3052, no Joaquim Távora.

A referida instituição, fundada pelas irmãs Missionárias da Solidariedade, 2009, tem salvado centenas de vidas de crianças e jovens portadores de câncer e outros males, oferecendo-lhes abrigo, amor e assistência, quando, além de não terem vaga nos demais hospitais, como o Albert Sabin, e suas famílias moram longe de Fortaleza. Trata-se de uma obra capaz de engrandecer as suas fundadoras e demais pessoas que voluntariamente colaboram, adquirindo contribuições que são utilizadas num trabalho digno de louvor. O Lar é a marca da bondade e da coragem.

Na sessão em que o trabalho das Missionárias da Solidariedade foram homenageadas distribuíram-se provas de gratidão a pessoas e instituições que colaboram com um projeto feito de amor a Deus e às crianças e jovens cujas vidas têm sido salvas. Um espelho a ser seguido por muitos políticos e empresários cuja maior preocupação é, vias de regra, arrebanhar votos e riquezas, enquanto milhares de crianças deixam de ser salvas. As irmãs Conceição e Lourdes são modelos de persona

PERDIDOS NO MATO – Os políticos de oposição no Ceará em nível de sucessão estadual estão perdidos no mato, e apanhando feio dos que compõem o grupo governista, onde, apesar de alguns desencontros de início de campanha, a turma se mantém fechada num objetivo, ou seja, o de permanecer no poder, pouco importando se o governador Camilo Santana é o menos petistas dos petistas, partido com o qual não se afinam os irmãos Ferreira Gomes, que encabeçam o grupo.

SEM CONVICÇÃO – No âmbito da oposição cearense, o que se tem observado e constatado na medida em que a campanha de 2018 se aproxima, é que, apesar de muita barulheira exposta às vezes na tribuna da AL e nas redes sociais, essa turma pertencente a vários partidos, em vez de se entregar à luta para a conquista do Palácio da Abolição, limita-se a correr, em desespero ao interior do Estado, onde se empenham em evitar que outros oposicionistas tomem seus votos.

LIDERANÇA 1 – Em matéria de lideranças que crescem a cada dia, pode-se dizer que, entre outras, crescem o vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Político de excelente formação, diplomata e sem manchas, ele é hoje uma das peças mais importantes do bloco governista. Sem precipitações, Salmito caminha para a AL em 2018 com uma grande votação, partindo, daí, para a presidência da AL, e sem nenhuma rejeição.
LIDERANAÇA 2 – Outra liderança que cresce de forma incontida é o deputado Audic Mota, ainda no PMDB, primeiro-secretário da Mesa Diretora do Legislativo Estadual. Com vitórias consagradoras no município de Tauá, enfrentando e derrotando a poderosa família Aguiar, e com excelente atuação à frente do seu cargo na AL, Audic, além de Tauá, ganha espaço em dezenas de outros municípios que defende, não sendo descartado tentar a Câmara dos Deputados em 2018.

UM REITOR GUERREIRO – a Universidade Federal do Ceará, segundo levantamento de importante Portal da Educação, é hoje a mais importante e eficiente do Norte e do Nordeste, com seus cursos ganhando prestígio em todo o país. Deva-se isso à garra com que o seu magnífico reitor Henry Campos tem encarado e vencido todas as dificuldades trazidas pela crise que o país enfrenta. Com isso, ele encarna o espírito guerreiro do fundador da UFC, professor Antonio Martins Filho.

NÃO BRINQUEM COM JAIR – O capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro, quem diria, caminha hoje para um segundo turno eleitoral, se as eleições fossem hoje. E tem mais, se o réu Lula for mesmo defenestrado da disputa, ele poderá chegar lá à frente dos demais candidatos. O risco maior, observado é o crescimento da preferência pelo seu nome, dos eleitores mais jovens, entre 16 e 35 anos, que, ao contrário de outros pleitos, desejam comparecer em massa às urnas.

outros destaques >>

Facebook

Twitter