sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Esperança para o Dnocs

Fernando Maia

Colunista - Política

segunda-feira, 02 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

Hoje no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, audiência para rever a questão hídrica do Estado. O objetivo são os perímetros irrigados para melhorar a produção agrícola que não anda bem das pernas. Mal planejado, esse programa do Dnocs era voltado para a permanência do homem no campo com o recebimento de uma área para plantar garantindo a sobrevivência. Nunca funcionou pela indolência associada a preguiça do trabalhador rural beneficiado com o Bolsa Família e outros programas que transformaram o sertanejo em vagabundo pago para não fazer nada. E assim continua. Açudes de médio porte sendo usados por quem não planta um só “caroço” de feijão e ainda tem o domínio de uma terra que poderia estar a serviço de quem produz. Nesta audiência vão reunir representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Conselho de Secretários Municipais técnicos da UFC e do Dnocs. Nenhuma outra instituição tem competência para salvar o Nordeste com um bom aproveitamento de reservas hídricas como o Dnocs. Mas se quiser transformar a nossa realidade, tem de evoluir facilitando a inclusão de empresários em seus programas de irrigação.

Esse é bom e tem lastro. Ferrúcio Feitosa fez excelente trabalho à frente da Secretaria de Esportes de Cid Gomes. Renovou e melhorou o cansado organismo da gestão pública. Roberto Cláudio tem nele o perfil ideal para candidato a prefeito de Fortaleza: é jovem, boa pinta, tem jogo de cintura e circula bem na área política.

Em Brasília. O Sr. Mauro Filho está de volta a Brasília onde reassumirá seu mandato de deputado federal, ali permanecendo por quatro meses. Trata-se de influenciar com suas luzes, a reforma tributária que o PDT não quer perder de vistas.
RC nas ruas. Lideranças que apoiam o prefeito de Fortaleza afirmam que foi iniciada a temporada de rua para fortalecer popularidade. Cobra que não anda, não em gole sapo. E ele precisa engolir muito sapo se quiser vencer a próxima batalha.
Mais apoio. Hoje, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, o AVANTE oficializa apoio à pré-candidatura do deputado Capitão Wagner (PROS) à Prefeitura de Fortaleza, cuja coligação já reúne quatro partidos. O AVANTE é do ex-deputado Cabo Sabino.
Nova RM. Enquanto deputados da Serra Grande relaxam esquecendo a Região Metropolitana da Ibiapaba, Leonardo Pinheiro discute hoje, na AL-CE, a Região Metropolitana da sua área de atuação integrada por 12 municípios.
Reação do MDB. Após longo período de “hibernação” depois de más atuações eleitorais, o MDB-CE, sob o comando de Eunício Oliveira, mobiliza forças para o pleito municipal de 2020. Quer candidatos nos 184 municípios.
Assim não dá. Organizadores do “Festival Cine Ceará”, depois do que ocorreu no Cine São Luiz, estão com medo de perder verba federal. O que seria festival virou comício contra Bolsonaro, Cândido Albuquerque e Sérgio Moro.
Preocupação. Bolsonaristas querem ser recebidos com toda pompa no bilionário Templo de Salomão, em São Paulo, pelo fundador da Igreja Universal, Edir Macedo e seus “bispos”. Esse tipo de “ecumenismo” pode mandar às favas milhões de votos de eleitores católicos.

Em política, leitura de manifesto de apoio constitui uma espécie de enterro de primeira classe. Enche o saco e todos lamentam. Pinheiro Landin, ex-deputado.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter