terça-feira, 23 de abril de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Exemplos de ética

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 13 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

 

Deteriorado pelo partidarismo político, o jornalismo brasileiro quase não encontra mais bons exemplos de ética e respeito pelo humano. A morte do Ricardo Boechat conseguiu resgatar, como se em nome dele, um pouco desse sentimento que anda raro pelas redações. Além da não apuração cuidadosa da notícia, já quase ninguém liga pra quem está escutando a notícia de um desastre. Na segunda-feira, quando o helicóptero que transportava o jornalista de volta de Campinas para a TV Bandeirantes, onde trabalhava de sol a sol, caiu e explodiu, a TV Bandeirantes soube. Imediatamente, ao invés de dar a notícia da morte de seu âncora, preferiu abrir mão do “furo” para comunicar primeiro à famillia. Ao mesmo tempo e com um noticiário no ar, com um helicóptero sobrevoando o acidente, a TV Globo tomou outra decisão honorável; esperou que a TV Bandeirantes desse primeiro a notícia para só depois noticiar o lamentável fato. Respeito humano, ética e generosidade se misturaram num instante mágico onde faz com que pensemos que nem tudo está perdido.

Este me representa Diferentemente de ensinamentos esdrúxulos e posturas exóticas, o novato Salmito Filho chegou à Assembleia do Ceará com um texto limpo, inteligente e instigante.Salmito, culto sem istrionismos, promete levar à Casa, um debate que vise de fato o bem do Ceará, como fez quando vereador na Câmara de Fortaleza. Salmito traçou um histórico ambiental e antropológico do Ceará, que, segundo ele, serve como base para estabelecer as diretrizes de seu mandato.
É uma luz que resgata debates ao tempo em que deputados sabiam ler,escrever e até falar.

Abuso de Cascavel
Em janeiro, o TRE-CE sustentou a cassação dos diplomas da prefeita de Cascavel, Francisca Ivonete Mateus Pereira, e do vice-prefeito, Waltemar Matias de Sousa, por abuso de poder político nas eleições de 2016.
Novas escolhas
O TRE-CE marcou, para o próximo 19 de março, novas eleições para o município de Cascavel. As eleições serão para os cargos de prefeito e vice-Prefeito, claro. Pelo visto poder político já era, se abusado.
Se a moda pega…
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Assaré, ajuizou Ação Civil Pública em face da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH) por desperdício dos recursos hídricos provenientes do Açude Canoas, localizado em Assaré.
Líder
André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, quer reunir, amanhã, a bancada de deputados na Assembleia para cuidar da escolha do líder do partido na Casa. O nome que circula forte é o de Guilherme Landim, um bom marinheiro de primeira viagem.
Camilo confirmou
O Governador ratificou a notícia que correu no último fim de semana, no Ceará. O deputado estadual Júlio César Filho será o líder do Governo na Assembleia. Não valeu o suspense; todo mundo sabia da nomeação.
Dá no quê?
Uma senhora, candidata a deputada estadual pelo PROS no Ceará, levou uma bolada de R$274 mil para sua campanha. Mais dinheiro do que receberam do partido estrelas como Capitão Wagner e senador Girão. Como teve apenas 47, e seu nome nunca chegou sequer à mídia, a turma quer saber que diabos e voto caro foi esse que saiu a R$ 5.800,00. Nome da brilhante: Débora Ribeiro.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter