28 C°

sábado, 27 de maio de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Foco, meta, ação e resultado!

Inova Mundo (Mário

Economia

quinta-feira, 01 de setembro 2016

Imprimir texto A- A+

A conquista da medalha histórica de ouro do brasileiro Thiago Braz no salto com vara como também do tricampeonato do time do vôlei masculino do Brasil, durante as Olimpíadas Rio 2016, tem algumas semelhanças com o processo de mentoria que ajuda muitas pessoas no mundo todo a tirararem as ideias do papel e empreender com sucesso. Com ajuda certa, tanto atletas como futuros empreendedores podem encontrar o Foco, definir Metas, e colocá-las em Ação, para assim conseguirem alcançar Resultados. De maneira simples, um mentor é alguém que oferece seu conhecimento, expertise e conselhos para aqueles com menos experiência.

Ao alavancar as habilidades de quem recebe a mentoria, os mentores os guiam na direção certa. Os mentores ajudam os mentorados a considerar determinadas oportunidades para o crescimento na carreira, ganhar confiança e melhorar habilidades interpessoais. A ajuda é toda baseada nos aprendizados e nas experiências do mentor, tornando-os mais confiáveis aos olhos dos mentorados.

Nas Olímpiadas, os mentores dos atletas que ganharam o ouro foram treinadores como Bernadinho, que orientou o time de vôlei masculino do Brasil, e, Vitaly Petrov, que também foi treinador de Yelena Isinbayeva e Sergey Bubka, e motivou Thiago a alcançar o recorde mundial. No mundo empresarial, temos bons exemplos de sucesso de mentores olímpicos e campeões no mundo corporativo. Conheça a seguir o que é Mentoria Empresarial e veja alguns exemplos. Boa leitura!

Mentoria Empresarial
As grandes empresas estão criando cada vez mais novos programas de mentoria para seus colaboradores nos mais variados setores e pelos mais variados motivos. Elas perceberam que, independente do que você busca, melhorar a produtividade ou ter profissionais mais talentosos, por exemplo, os benefícios do mentoring nas empresas são numerosos.

Itaú Unibanco
No Itaú Unibanco, o programa de mentoring foi iniciado em 2014 e hoje conta com 140 mentores que orientam 220 profissionais. Com os trainees, o foco é justamente a aculturação dos jovens que chegam à organização e que são preparados para serem líderes no futuro. O programa do banco também tem foco em outros dois públicos; os gestores enviados para estudar no exterior e os estrangeiros trazidos de programas de MBA. Para os gerentes que são enviados para fazer MBA no exterior, o foco é mais voltado ao fortalecimento da conexão com o banco, que fica prejudicada pela distância. Já para os profissionais que são contratados e egressos de cursos no exterior (geralmente estrangeiros), a intenção é utilizar o processo como ferramenta para facilitar a adaptação do colaborador à cultura da empresa.

Natura
O programa da Natura é focado no desenvolvimento das novas lideranças. O momento em que o profissional assume a posição de líder pela primeira vez é apontado pelos especialistas como crítico e, justamente por isso, ideal para se dar início a um processo de mentoring. Busca-se com isso promover o protagonismo na liderança por meio do estímulo ao autoconhecimento. Esse compartilhamento de experiências é, para a empresa, ponto chave para acelerar a evolução dos profissionais e preparar os líderes para os desafios futuros.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-papel-e-importancia-de-um-mentor-no-desenvolvimento-dos-jovens/95554/

Ceará que promete
O programa Promessas do Ceará, criado pela Endeavor, conta atualmente com quinze empresas cearenses, consideradas como de alto potencial de crescimento. A instituição criou uma espécie de mercado de acesso aos seus programas e está implantando o Promessas, cujo objetivo é selecionar companhias que tenham uma capacidade de crescimento bem acima da média nacional. As empresas selecionáveis deve ser das áreas de Tecnologia, Indústria, Serviços e Varejo, com faturamento anual de dois até R$ 100 milhões. Um dos principais critérios de escolha é o perfil de inovação das companhias. O Promessas do Ceará tem a duração de seis meses e é dividido em duas etapas: 1) mentorias individuais de diagnóstico, eventos de integração e conexões com empreendedores da rede, e análises de realidade e desafios emergenciais da companhia; e 2) mentorias coletivas, com abordagens de temas como finanças, operação, marketing e vendas, gestão e governança.

outros destaques >>

Facebook

Twitter