sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Frente parlamentar da AL discute questão do suicídio

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

quinta-feira, 12 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

Tem sido da maior importância o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na discussão e somação de esforços para minimizar e ou resolver a questão da depressão e suicídio em nosso Estado, que vem atingindo sobretudo aos mais jovens. Aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, foi criada na Assembleia, uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental. Esse novo programa/projeto da AL/CE tem como presidente o deputado Evandro Leitão e a integram os deputados Fernando Santana, Acrisio Sena, Jeová Mota, Érika Amorim e Patrícia Aguiar. Neste momento, o segundo expediente na Assembleia está sendo dedicado à discussão do tema mencionado.

Panfletagem
À frente o deputado Evandro Leitão (PDT), vários parlamentares fizeram nas avenidas que passam em frente e ao lado da Casa do Povo, uma grande panfletagem com informações e incentivo à população para que se informem e possam ajudar no combate ao suicídio e a depressão. “ Às vezes, a parte de você que ninguém vê é a que mais precisa de cuidado”, enfatiza o material distribuído.

Setembro Amarelo
É o mês mundial de prevenção do suicídio. O tema ainda é um tabu para muitas pessoas por conta dos preconceitos e falta de informação. Os distúrbios de saúde mental são o grande mal da sociedade nos dias atuais. Fique atento aos sinais que as pessoas que sofrem com eles podem sentir: 1 – Oscilações repentinas de humor; 2 – Dores no corpo e gastrointestinais; 3 – Insônia e falta de apetite; 4 – Falta de atenção e concentração; 5 – Pensamentos suicidas. Depressão é uma doença séria. Procure apoio e também ofereça. Essa é a Ideia Certa.

Locais
Hospital Mental de Messejana (Rua Vicente Nobre s/n, telefone 3201.4348); Caps Geral da SER II (Rua Pinto Madeira, 1550, Aldeota, telefone 3105.2632; Caps AD SER III (Rua Frei Marcelino, 1191 – Rodolfo Teófilo), telefone 3106.3722, e são também locais de atendimento: Caps Geral da SER V; Caps AD SER VI; Uece – Bloco P – Campus do Itaperi; Estácio; Instituto Boa Dote; Labirinto; Caps Geral SET I; Caps AD SER II; Caps Geral SER IV; Caps AD SER V; Caps Infantil SER I, III e V; Clínicas Escolas UFC; Hospital Sarah Kubitschek; Geta – Hospital; Caps AD SER I; Caps Geral SET III, Caps AD SER IV; Caps Infantil SER II, IV e VI; Unifor – Nami; Diâmetro Pravida – Hospital Universitário Walter Cantídio.

1 – Bastidores da política já apontam Roberto Cláudio e Mauro Filho (PDT) como os dois primeiros nomes para o Governo do Ceará na sucessão de Camilo Santana. Tá longe, mas já estão comentando. 2 – A deputada Patrícia Aguiar (PSD) confirmou à nossa reportagem o excelente entendimento político de seu grupo com o do DEM, liderado em Tauá pelos ex-deputados Chiquinho Feitosa e Idemar Citó. A união dos dois grupos mantém Fred Rêgo, ex-vice-prefeito na prefeitura tauaense desde a cassação do prefeito Carlos Wilson. Estamos atentos. 3 – Atualmente o estado do Ceará tem entre deputados federais e estaduais cerca de vinte (20) pré-candidatos a prefeito nas eleições de 04 de outubro de 2020. Fiquem atentos. Fiquem ligados e vocês vão ficar sabendo.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter