domingo, 25 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Governo anuncia Casa da Mulher no Interior

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

terça-feira, 13 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

O governador Camilo Santana (foto), aproveitando a recente comemoração dos 13 anos da Lei Maria Maria da Penha, anunciou por meio de suas redes sociais que o Governo do Ceará vai implantar unidades da Casa da Mulher Cearense nos municípios de Juazeiro do Norte, no Cariri, Sobral, na Região Norte, e Quixadá, no Sertão Central. A previsão é de que o equipamento no Cariri comece a ser construído ainda neste ano. O anúncio aconteceu ontem, dia em que a Lei Maria da Penha completou 13 anos de existência. A Casa da Mulher Cearense vai dispor de estrutura para atuação de Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, no mesmo ambiente destinado a acolher e a orientar as mulheres vítimas de violência doméstica. Cada casa vai contar com um núcleo de estimulação econômica com capacitação e crédito para aquelas que desejam abrir o próprio negócio. Durante a comemoração dos 13 anos da Lei Maria da Penha, ocorrido ontem, em Fortaleza, a vice-governadora Izolda Cela comemorou o anúncio e destacou a importância da iniciativa para a luta por igualdade de gênero no Ceará.

Contatos
Mesmo licenciado da Assembleia Legislativa por 120 dias para tratar de interesse particular, o jovem deputado e jurista Leonardo Araújo (MDB), esteve em Brasília em companhia da prefeita Aline Vieira (de Boa Viagem), do diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, e do deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), ao lado dos quais visitou órgãos do Governo Federal encaminhando reivindicações de interesse dos municípios cearenses.

Saiba mais
A comitiva liderada por Leonardo Araújo esteve com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti. Os dois dos emedebistas são amigos de longa data e também colegas de Mestrado na Universidade de Lisboa (Portugal). Quem também participou da reunião foi o chefe da Casa Civil do Distrito Federal, jurista ex-presidente da OAB/Ceará, Valdetário Monteiro. Ainda em Brasília, a comitiva foi recebida pelo secretário-geral da Câmara Legislativa, o também cearense, ex-vice-prefeito de Fortaleza, Marlon Cambraia.

Contatos políticos
Nos últimos dias, afirma o deputado Romeu Aldigueri (PDT), não apenas esteve em Granja, seu principal reduto eleitoral e de onde foi Prefeito, mas, também noutras áreas da zona norte do Ceará e, em contatos políticos. Foi assim, na reunião com o vereador Ismael Pinheiro (de Camocim); Jarbas Júnior (de Granja); Dimas Filho e Tarcisinho, respectivamente, empresário e vereador de Chaval e ainda, o vaqueiro André Luís, “todos nossos correligionários políticos. E claro, discutimos diversos assuntos e, dentre eles, as eleições municipais de 2020”.

Praça em Camocim
Continua repercutindo muito em Camocim e região vizinha, mais uma visita da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que ao lado da vice-governadora Izolda Cela, da prefeita Mônica Aguiar e de seu esposo, o deputado Sérgio Aguiar (PDT), oportunidade em que inaugurou a 12ª Praça Mais Infância do Ceará. As crianças e famílias de Camocim agora podem aproveitar nos seus momentos de lazer: de quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre e muito mais, tudo isso numa área de 2.355,60 metros quadrados. Também foram entregues kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal e espiribol, para incentivar ainda mais o esporte e uma vida ativa e saudável para a população. Sem dúvida, o Governo Estadual merece o reconhecimento do povo camocinense.

Bienal do livro
Está tudo pronto. Será de 16 a 25 deste mês de Agosto/2019, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a Bienal do Livro, com o tema “As Cidades e os Livros”. Com o objetivo de incentivar a exploração de espaços e atividades da Bienal em visitas guiadas e construir novas pontes na relação com o livro e a leitura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), vai realizar no período da Bienal, o programa de Visitação de Escolas e Entidades Governamentais e Não Governamentais como parte da programação do evento. Estamos atentos.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter