sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Jornais são o principal meio de informação dos congressistas

Macário Batista

Colunista - Política

segunda-feira, 26 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

 

Os jornais são o principal meio de acesso à informação dos políticos no Brasil, com 20%, seguidos pela televisão (17%), portais de notícia (16%) e redes sociais (15%).
Segundo pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e pelo DataPoder360, 71% dos congressistas consideram a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos. Entre os entrevistados, 24% consideram a repercussão extremamente importante e 47% importante. Para 15% ela é mais ou menos importante e pouco importante para 12%. Outros 2% não souberam ou não responderam. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 27 de junho com 297 congressistas de todos os partidos (40 senadores e 257 deputados). A seleção foi proporcional ao tamanho das siglas no Congresso Nacional. Em relação às redes sociais, 98% dos políticos utilizam as mídias sociais em seus mandatos. Com 59%, o Facebook é a rede mais usada pelo eleitorado na comunicação. Porém, as redes mais utilizadas pelos congressistas são o Facebook e o Instagram, com 31%, Twitter (27%) e o YouTube (10%). Pois bem; fica entendido que o jornal ainda é e será por muito tempo o veio por onde o universo político que você escolheu pra lhe representar, caminha a informação mais acreditada na política na economia, na administração. Diz aí que é por avaliar o que diz o jornal – e o jornal diz o que o povo diz – que o congressista afina seu ponto de vista para eleger matérias e opiniões pelas quais defenderão suas convicções. Quem pensar diferente quer andar da corda bamba com os olhos vendados. Quando o politico, na extrema maioria escolhe ou utiliza as redes sociais, sabe que é do jornal que vem a informação que influenciará no seu voto. Quem pensa diferente é desinformado. Quem se pendura no zapi zapi e ac ha que vai resolver todos os males de seu mundinho, tá fora.

Oriel Nunes, o filho, assume. Amanhã 27, deverá virar marca na vida de Oriel Nunes, um jovem profissional lliberal que carrega a tradição da familia para a Assembleia do Ceará. Suplente de deputado, Oriel, filho do saudoso Oriel Nunes, prefeito do Icó e deputado Estadual, chega no lugar de Osmar Baquit, que sai de licença.

Estrada a ferrovia
Foi aprovado, na Assembleia Legislativa, o projeto de indicação 21/19 do deputado estadual Nizo Costa, que trata da estadualização da antiga estrada da ferrovia que liga Iguatu a Cariús.
Motivos quais…
O objetivo com a estadualização é contribuir com a melhoria do escoamento da produção agrícola, ajudando no fluxo, diminuindo o tempo, melhorando a segurança dos que trafegam.
Audic quer Cabeto
O deputado Audic Mota apresentou requerimento para que a Assembleia Legislativa convide o secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, a realizar explanação sobre a implantação da Plataforma de Modernização da Saúde. Em  sessão plenária.
Educação Apodi
A Cimento Apodi inaugurou o Centro de Educação Ambiental (CEA) no município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, onde a empresa mantém a maior de suas fábricas. A abertura do espaço é  homenagem ao empresário Ivens Dias Branco.
O que é
O centro será um ambiente voltado para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e práticas sustentáveis ao ar livre, e vai atender, além de colaboradores, as comunidades do entorno e de municípios vizinhos, universidades e escolas.
Modernidade
Nosso talvez próximo embaixador do Brasil nos Estados Unidos postou um vídeo onde chama o presidente Francês, Emanuel Macron, litralmente, de idiota. Deve ser a modernidade chegando à diplomacia brasileira.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter