quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Juventude ameaçada

Fernando Maia

Colunista - Política

quarta-feira, 24 de outubro 2018

Imprimir texto A- A+

 

Ontem, na AL, o deputado Carlos Matos (PSDB) voltou denunciar a situação cada vez mais ameaçadora em que se acham milhares de jovens, vítimas da ineficiência centros sócio educativos. Para início de conversa, a própria Prefeitura de Fortaleza admite haver um deficit de 10 centros de referência especializada em assistência social, sem a qual nenhuma escola, seja normal ou de correção de menores mostrará resultados positivos. Alarmante também é o número de jovens a que faltam políticas públicas: eles são, entre 14 e 17 anos, 700 mil em todo o Estado e a maioria em Fortaleza. Na Capital, onde havia mais de 1.200 desses jovens internados nos centros sócio educativos, esse número caiu, em um ano, para 850, entre fugas e homicídios de que foram vítimas. Sobre o tema, o deputado Renato Roseno, atuando há mais de 20 anos nessa área, diz que é preciso dar mais visibilidade ao problema, investindo mais em recursos humanos, incentivando o diálogo com a família e com a comunidade, gerando oportunidades para esses jovens. Para Carlos Mattos, se tais medidas não forem tomadas, estaremos formando jovens criminosos com o dinheiro público.

Perdendo a fé. Na Assembléia Legislativa o deputado Heitor Férrer afirmou que o povo cearense está perdendo a fé na chegada das águas do São Francisco e nos políticos que demagogicamente a prometeram.

 

Receita falha .
Em relação à sucessão da mesa da Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente Salmito Filho dá a receita para o futuro presidente: competência de gestão, capacidade de conciliação e fortalecimento do poder. Mas, o poder não estará fortalecido se o Prefeito indicar o nome do seu sucessor. Foi o próprio Salmito Bem quem orquestrou essa fórmula antidemocrática.
Salve o fisiologismo .

Entregar ao Prefeito a escolha do futuro presidente da Câmara Municipal é uma capitulação antecipada dos que querem ver triunfar o fisiologismo, contra a liberdade e autonomia do Poder Legislativo municipal.

Déficit cruel .Num estado carente de mais tecnologia nos presídios, o defict mais cruel é quando sobram celulares e faltam câmeras de segurança. Fernando Hugo, deputado.
Sem “babacas” . No final da campanha presidencial, o ex-governador Cid Gomes continua apoiando o petista Haddad, mas tem evitado se expor em eventos, fugindo a vaias e confrontos com “babacas”.
Paraquedistas .No cafezinho da AL, entre deputados que não retornam, a queixa maior é a de que mais de 10 deles foram derrotados pelo dinheiro farto dos ”paraquedistas”.
Boa notícia . Alex Araújo, superintendente de Micro-financiamento e Agricultura Familiar do BNB, anuncia o aumento de 95% do limite de financiamento, para R$ 15 para esse setor no Ceará.
Fora, PT . Segundo a Isto É, o PT deverá ficar fora do discurso de conciliação do candidato Jair Bolsonaro, após o anunciado o resultado do pleito, domingo, dia 28.
Temores.
O governador Camilo Santana tem motivos para temer ser atingido pela “vassourada” com que Jair Bolsonaro ameaça adversários, com destaque, petistas.
Assanhou. Fernando Haddad assanha oficiais generais após declarar, no Dia do Aviador, que o Brasil não poderia enfrentar a Venezuela, cujo Exército é mais bem aparelhado que o nosso.

“Não pode o mundo conquistar a paz, se a maioria dos governantes, em sua megalomania e insensibilidade, pouco faz nesse sentido”.
Papa Francisco.

 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter