quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Líderes podem virar problema para novo governo

Cláudio Humberto

Colunista - Geral

quarta-feira, 26 de dezembro 2018

Imprimir texto A- A+

Com a consciência absolutamente tranquila, calma, leve
Presidente Michel Temer, deixa o cargo com o sentimento que “produziu muito”

Amudança de paradigma na articulação da base governista, privilegiando frentes parlamentares em lugar das lideranças partidárias, deve estabelecer uma queda de braço com os líderes de bancada que pode ser ruim para o governo. É que esse novo jeito de compor maioria não altera o fato de que os líderes têm o poder de garantir o sucesso de carreiras parlamentares. É que são eles que indicam deputados e senadores a cargos que dão visibilidade como comissões e relatorias.

Poder nas mãos
Para o bem ou para o mal, os lideres partidários definem os relatores de todas as medidas provisórias e projetos que tramitam no Congresso.

A sorte dos projetos
Líder pode designar um relator que, a depender do nível de satisfação, pode melhorar ou desfigurar um projeto de interesse do governo.

À espera do desgaste
Enquanto durar a lua de mel de Bolsonaro com a população, os líderes não criarão dificuldades. Aguardarão, ansiosos, um eventual desgaste.

Ele sabe o que faz
Bolsonaro, que jamais foi do alto-clero, joga com o contencioso da “massa parlamentar” do baixo-clero em relação aos líderes da Câmara.

Explica aí
Essas atrizes, cantoras e sub-celebridades também se associaram ao protesto #MexeuComUmaMexeuComTodas, contra o ator José Mayer.

Silêncio constrangedor
“Rostos” do movimento, as celebridades Taís Araújo, Cleo Pires, Ciça Guimarães, Preta Gil e Daniella Mercury etc, não se pronunciaram.

Só Xuxa
Até o momento a única do “#MexeuComUmaMexeuComTodas” que se manifestou contra João de Deus foi Xuxa, que “se enganou feio”, disse.

Governistas felizes
Soa como música aos ouvidos dos parlamentares, nas conversas com Bolsonaro, a promessa de distribuir com eles os cargos federais nos Estados e em escalões inferiores das administrações direta e indireta.
Mulher no comando
No Senado tem prevalecido a tradição de o maior partido indicar o presidente da Casa. O MDB diminuiu, mas continua com a bancada mais numerosa, que deve referendar o nome de Simone Tebet (MT).

Chances modestas
O veterano tucano Tasso Jereissati (CE) e o novato Davi Alcolumbre (DEM-AP) dão sinais de que adorariam presidir o Senado. Mas as chances são modestas, ao menos por enquanto.

Cinema do lixo
O cinema brasileiro ainda padece da doença infantil de bajular bandidos de favelas do Rio, pintados com as cores de “líderes”. Até a HBO embarcou nessa canoa furada, com uma série sobre esse lixo.

Esse não, esse não…
Contam às risadas, na Transição, que o chefe do PRTB, Levy Fidélix, pretendia lotar o “aerotrem” de convidados para a posse de Jair Bolsonaro. Mas cortaram tantos que vai sobrar lugar no Karmanguia.
Fala, preguiça
Jogadores e a imprensa esportiva deveriam se envergonhar queixando-se do calendário da CBF. Enquanto no Brasil a rapaziada engorda nas férias, na Europa há jogos todos os dias. Hoje, amanhã… até no dia 1º.

Covardia de Maduro
Como fazem ditaduras em declínio, a Venezuela busca um “inimigo externo”, por meio de conflito armado, para tentar se manter. Acusa de “invasão” o navio de uma petroleira americana, mas as ameaças são à pequena Guiana. Além de tiranos, covardes.

Emprego dos sonhos
Enquanto a maioria dos brasileiros critica o custo com salários e regalias de servidores públicos, 4,5 milhões de pessoas querem a própria boquinha no MPU, PF e PRF, segundo o Gran Cursos (DF).

Pergunta no xilindró
Teve peru e rabanada, ontem, na carceragem da Polícia Federal?

Alfredo Stroessner era o ditador do Paraguai e descansava no litoral catarinense, após prestigiar a posse do amigo Jorge Bornhausen no governo do Estado. Numa pescaria, ficou intrigado com o comportamento de Ari Silva, o simpático “Ari Carroceira”, destacado para ciceroneá-lo: – Don Ari não bebe? Estamos aqui há horas e você não bebeu nada.
– Doutor – respondeu Ari – não bebi até agora porque o senhor está sentado no isopor. Levanta para o senhor ver…

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter